26 de agosto de 2025

Covid: uso da máscara será opcional em Teresina a partir de segunda (28)

Redação

Publicado em 26/03/2022 21:23

Compartilhe:

A partir dessa segunda-feira (28), o uso da máscara em Teresina passa a ser opcional.  A Prefeitura de Teresina (PMT) confirmou a liberação após o Comitê de Operações Emergenciais da Fundação Municipal de Saúde informar que a cidade está com baixo nível de transmissão da Covid-19, com base nos dados da 12ª semana epidemiológica.

Com a nova determinação, a prefeitura liberou o uso da máscara em locais fechados. Em locais abertos e semiabertos, a liberação ocorreu no dia 14 de março.  A prefeitura recomenda que as pessoas mais vulneráveis para a doença devem continuar com o uso da máscara.

Os dados da 12ª semana epidemiológica fecharam às 18h de sábado (26) com baixo nível de transmissão do coronavírus na cidade. Isso quer dizer que Teresina está na “faixa verde”. Com isso, a Prefeitura de Teresina segue o cronograma de flexibilização sobre o uso da máscara, que iniciou no dia 7 de março de 2022.

O médico neurologista, Marcelo Adriano, que é membro do COE-FMS-Teresina, comenta que o uso da máscara passa a ser opcional.

“É importante reforçar que o uso da máscara não ficou proibido, pelo contrário, as pessoas que preferirem ou precisarem manter o uso por qualquer motivo que seja terão toda a liberdade e o nosso apoio”.

VEJA OS INDICADORES DA 12ª SEMANA EPIDEMIOLÓGICA 

08 casos / 100.000 habitantes: (< 200/100.000hab)
03 internações / 100.000 habitantes: (< 10/100.000hab)
02% de leitos hospitalares da cidade ocupados por pacientes com COVID-19: (< 10%)


A partir de segunda-feira (28), seguindo o decreto Nº 22.200 , de 7 de março de 2022, será: 

  • Revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal:
  • A) serão mantidas as recomendações de uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de
    desenvolver formas graves de COVID-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos,
    transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica,
    doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não
    controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou
    que, por decisão individual, prefira manter o uso;
  • B) será mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença,
    teste positivo ou contato recente com indivíduo com COVID-19.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

CRONOGRAMA EM TERESINA

A Prefeitura de Teresina segue um cronograma de flexibilização de medidas de enfrentamento ao coronavírus desde o dia 07 de março de 2022.

Na primeira etapa, que iniciou no dia 7 de março, a prefeitura retirou a limitação de horário e liberou a realização de eventos, shows, espetáculos e festas na cidade, desde que respeitando o uso da máscara com público restrito a 70% da capacidade. A prefeitura também liberou o funcionamento de bares e restaurantes, nas mesmas condições.

A segunda etapa iniciou no dia 14 de março com a revogação da obrigatoriedade do uso de máscaras nas atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas – exceto naquelas que geram aglomerações, como shows, espetáculos, arquibancadas, etc.

Já na terceira etapa, que iniciou no dia 21 de março, a prefeitura informou que iria analisar os dados epidemiológicos da Covid-19 (morte, vacinação, leitos ocupados por infectados e casos confirmados) para que fosse possível avançar para a quarta etapa, prevista para iniciar no dia 28 de março. A quarta etapa trata-se da revogação da obrigatoriedade do uso da máscara em locais fechados.

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: