7 de outubro de 2025

Novas profissões, muitas possibilidades no mercado de trabalho

Jornalista
Publicado em 29/03/2022 11:24

Compartilhe:

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) reconheceu 22 novas profissões no país que agora integram a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Entre as novas atuações oficialmente reconhecidas estão sommelier, obstetriz, skatista profissional e organizador profissional – também conhecido como personal organizer.

Embora o reconhecimento seja diferente da regulamentação – que necessita de lei específica – este é um motivo de comemoração para muitos profissionais, que passam a ter respeitados vários direitos trabalhistas.

Uma alegria enorme e posso falar com propriedade por atuar também em uma dessas 22 ocupações reconhecidas pelo MTP: a de personal organizer. Como diria um amigo que também é consultor de carreira, o futuro das profissões e, em muitos casos o presente, é que a maioria das pessoas não atua em uma área apenas.

Na minha trajetória já são 18 anos como jornalista e quatro como organizadora profissional. Amo o que faço todos os dias. Isso me motiva a ser uma pessoa melhor, uma profissional melhor em cada projeto em que me envolvo.

Aos profissionais que tiveram suas atuações reconhecidas, desejo todo o sucesso do mundo e faço votos que logo possamos conquistar mais uma vitória – a lei para regulamentação oficial. Aos que estão escolhendo sua futura carreira ou uma nova área de atuação, desejo que olhem para essas novas possibilidades como um futuro melhor.

Quem quiser saber mais sobre minhas duas áreas de atuação pode acessar @lucybrandaobarreto e @lucyorganiza nas redes sociais.

Leia também:

Sine Piauí tem 112 vagas de emprego disponíveis esta semana

CIEE Teresina abre 25 oportunidades de estágio e 15 para Jovem Aprendiz

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: