Piauí tem 32 cidades incluídas no novo Mapa do Turismo Brasileiro; veja quais são

O sistema de mapeamento oferece locais de acordo com seu interesse em viagem

Serra da Capivara, no Piauí. (Foto: Roberto Castro/MTUR)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

O sistema de mapeamento turístico “Mapa do Turismo Brasileiro” foi atualizado e 32 cidades piauienses constam no relatório. O mapa serve para nortear a definição de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022, que foi divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Ministério do Turismo.

No Piauí, 32 municípios foram avaliados para cadastro no sistema e todos foram inclusos no mapa.

Para o estado, seis polos de turismo estão disponíveis, são eles:
Aventura e Mistério, Costa do Delta, Nascentes, Origens, Histórico Cultural e Teresina.

Os municípios selecionados foram: Acauã, Água Branca, Amarante, Belém do Piauí, Beneditinos, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Montes, Cajueiro da Praia, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Cocal, Cristino Castro, Francinópolis, Ilha Grande, Jaicós, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Luís Correia, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Parnaíba, Pedro II, Pimenteiras, Piripiri, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e Valença do Piauí.

Confira o mapa completo com regiões de todo o país no final da matéria.

Polo Costa do Delta, Luís Correia-PI (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)

MAPA DO TURISMO 2022
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Após a abertura do Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMAPA), no início de fevereiro, a Bahia foi o primeiro estado a concluir o processo de inclusão de informações e de homologação dos cadastros. Já o estado com o maior número de municípios validados é Minas Gerais, com 567 registros.

Ministério do Turismo. (Foto: Agência Senado)

SOLICITAÇÕES
Em menos de dois meses, entre fevereiro e março de 2022, a plataforma SISMAPA recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo. Assim, os 280 municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa, ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo.  Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano, como explica Débora Gonçalves, secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo

“Diferente de outros anos, em que o período de atualização era de quatro meses e só ocorria a cada dois anos, agora, em pouco tempo, tivemos uma grande adesão ao Mapa do Turismo, confirmando o reconhecimento da importância do setor”, comemora. “O registro que apresentamos agora não é definitivo, uma vez que este processo será perene, e já temos outros municípios se preparando para fazer parte do Mapa do Turismo”, acrescentou.

Delta do Parnaíba (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)

CADASTRAMENTO
Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Neste ano, foi adicionado na plataforma um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”. O objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que contribuirá para melhor definição e desenvolvimento das políticas públicas.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento tem validade de um ano.

Para acessar o Mapa do Turismo 2022 clique AQUI.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Com informações do Ministério do Turismo


∴ Compartilhar