
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
A Polícia Civil do município de Esperantina abriu inquérito para investigar empresas de limpeza para fossas que estariam realizando o despejo irregular de resíduos sólidos em água corrente da cidade. A poluição da água foi identificada nas proximidades do lixão da cidade.
Segundo o delegado Ayslan Magalhães, as empresas responsáveis ainda não foram identificadas, mas já investiga se empresários estão despejando sem tratamento os resíduos diretamente no solo próximo a um riacho.
A denúncia chegou aos policiais civis por meio da comunidade que mora nas proximidades do riacho. Os moradores relataram que o poço que abastece as casas apresenta água suja, o que não era comum antes. A água está sendo chamada pelos moradores de “água doente“.
O delegado afirma que, provavelmente, o riacho também está poluído; caso seja constatado, a empresa responsável será indiciada por crime ambiental e deverá negociar um acordo com o Ministério Público (MP) para a reparação ecológica.
Segundo o delegado, o acordo com o MP deve assegurar um novo poço para a comunidade por responsabilidade da empresa, que vai receber um termo de ajustamento de conduta, para evitar a prática incorreta de despejo.
Ayslan Magalhães também comentou que o inquérito está aberto para a investigação do caso. Com as informações oficiais apuradas, o inquérito será enviado ao Ministério Público para os procedimentos legais cabíveis. Nas redes sociais, a delegacia reporta o inquérito e lembra que a prática é ilegal, prevista na lei 9.605/98 Art. 54.
“Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.
O secretário de saúde de Esperantina, Dr. Roberto Filho, informa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está ciente da situação e acompanha o caso para tomar as medidas necessárias à comunidade prejudicada.
O Portal ClubeNews informa que o espaço está aberto para uma resposta da empresa responsável pelo despejo de resíduos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão