
O uso de máscaras em ambientes fechados deixou de ser obrigatório na cidade de Timon. A prefeitura do município publicou decreto na quarta-feira (06), que flexibiliza o uso de máscaras de proteção facial em locais fechados. O decreto autoriza também o funcionamento desses estabelecimentos com capacidade máxima.
A medida foi tomada após observação de alguns critérios relacionados ao controle da pandemia. O último boletim epidemiológico, do dia 02 de abril, contabiliza 11 dias sem óbitos no município por Covid-19, além de uma estagnação no número de casos positivos. A demanda por leitos de enfermaria, UTI e estabilização foi zerada.
O índice de pessoas curadas da doença já ultrapassa os 24 mil. De acordo com o relatório referente à 13ª semana epidemiológica em Timon, o índice de transmissibilidade é de 0,63. O Ministério da Saúde recomenda que esse número seja menor ou igual a 1.
Todos os dados apresentam um cenário positivo. “A vacinação impactou positivamente no controle da pandemia no município e potencializou todas as medidas tomadas, desde o início, pelo comitê de combate à doença. O momento se apresenta propício à flexibilização do uso de máscaras também em ambientes fechados, ressaltando que todas as decisões são baseadas em dados técnicos e sempre podem ser reavaliadas de acordo com o período”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de Saúde.
Vacinação
O município de Timon já está com 80,2% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a 1ª dose. Entre o público de 12 anos ou mais, 99,6% já receberam a 1ª dose e mais de 94,0% estão com o esquema vacinal completo (1ª e 2ª dose). A campanha segue avançando e os idosos já iniciaram a 4ª dose do imunizante.
Mesmo com a situação de saúde estabilizada em relação à Covid-19, os gestores municipais lembram algumas recomendações necessárias para o momento.
“Estamos em um patamar considerado seguro, porém os cuidados preventivos ainda são fundamentais. As pessoas que desejarem podem continuar usando máscaras e, em todo caso, vamos evitar aglomerações e manter as normas de higiene”, comentou a prefeita Dinair Veloso.
Uso obrigatório
De acordo com o decreto, permanece obrigatório do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com Covid-19.
Fica recomendado o de uso de máscaras por pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, a exemplo dos idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados, portadores de câncer e pessoas com obesidade.
Veja AQUI o decreto na íntegra.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.