7 de julho de 2025

20º dia de greve: motoristas e cobradores decidem manter paralisação

Thálef Santos

Publicado em 09/04/2022 13:30

Compartilhe:

Manifestação dos trabalhadores da Educação e Transporte Coletivo – foto: Thalef Santos

Thálef Santos*
thaefsantos@tvclube.com

O Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) divulgou em nota oficial nesta sexta-feira (8), que motoristas e cobradores vão continuar em greve. A semana foi de negociações entre a Prefeitura de Teresina, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e o Sintetro em meio às manifestações.

A nota informa que os grevistas acataram algumas das propostas oferecidas pelas empresas, mas um “ponto discordante” da negociação causaria a demissão de vários profissionais. A proposta do Setut seria de manter 80% da frota funcionando normalmente, enquanto os 20% restantes dos ônibus fariam seus percursos apenas com motoristas.

Para a classe, além da demissão de muitos cobradores, a função acarretaria na sobrecarga de trabalho dos motoristas. Com isto, por meio de uma assembleia geral, o Sintetro aprovou em unanimidade dar continuidade à grave do transporte público. Este sábado (9) marca o 20º dia de paralisação dos profissionais do transporte público. Confira a nota completa:

Nota pública do Sintetro

Nesta semana as negociações entre a Prefeitura de Teresina, SETUT e o Sintetro se intensificaram em respeito aos profissionais e a população teresinense, que vem sofrendo com a falta de ônibus na capital.

Hoje (08/04), houveram novas rodadas de negociações, onde a classe operária aceitou uma das propostas da classe patronal, porém , as conversações esbarraram num ponto discordante , onde os empresários proposeram 80% dos veículos em condições normais e os demais 20% da frota apenas com motoristas, sem cobradores, fato que culminaria com a demissão de vários profissionais e ainda provocaria uma sobrecarga de trabalho aos motoristas.

Por conta disso, em assembleia geral, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários aprovou, por unanimidade, a continuidade da greve, por entender que, após tantos desafios, a classe trabalhadora não pode continuar sendo desrespeitada.

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

LEIA MAIS:

http://portalclubenews.com/2022/04/07/pmt-nega-proposta-de-repasse-de-r12-mi-para-empresarios-do-transporte-coletivo/

 

Leia também: