
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Um projeto do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promove melhorias estruturais de hortas comunitárias e qualificação profissional de horticultores em Teresina. Na primeira fase, a iniciativa vai beneficiar 22 horticultores da zona Sudeste, das Hortas do Dirceu.
A prefeitura municipal explicou que as plantações teresinenses, fonte de alimentação saudável e renda, têm destaque no cenário nacional, entre as hortas comunitárias urbanas.
De acordo com o IFPI, o projeto, idealizado pela reitoria, visa contribuir com o fortalecimento e valorização da horticultura comunitária na cidade de Teresina.
A segunda fase do projeto Hortas Comunitárias Sustentáveis será executado na região da Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.
Qualificação profissional
A ação vai possibilitar a qualificação profissional dos horticultores como administradores de recursos naturais, gerenciamento de negócios, e analista socioambiental.
A formação profissional realizada pelo IFPI vai ter ênfase nas aulas de campo, que serão acompanhadas pela equipe técnica da Secretaria de Produção Agropecuária e estudantes bolsistas do projeto.
O projeto vai ensinar a aplicação de técnicas de produção de alimentos orgânicos, além da gestão e comercialização da produção.
O objetivo é favorecer o desenvolvimento desse arranjo produtivo na cidade de Teresina, impactando sobre o meio ambiente e a renda dos horticultores e suas famílias.
Intervenções estruturais
Segundo a Prefeitura de Teresina, as hortas beneficiadas receberão intervenções, por meio da Secretaria de Produção Agropecuária (SEMP), com ações que incluem apoio, assistência técnica, organização, sinalização das hortas e incentivo à comercialização.
A Secretaria de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste também vai atuar por meio de serviços de manutenção e intervenções estruturais nesses espaços produtivos e seu entorno, favorecendo a produção e promovendo melhores condições socioambientais nas hortas e comunidades.
O Projeto é uma iniciativa de natureza multidisciplinar e intercampi articulada pela pró-reitoria de Extensão do IFPI junto ao Campus Teresina Central, o Campus Avançado Dirceu e o Campus Avançado de José de Freitas.
Lançamento adiado
O projeto estava previsto para ser lançado nesta segunda-feira (18) em solenidade com o prefeito Dr. Pessoa, mas devido ao agrave na saúde do gestor, não possível realizar o evento. A assessoria do IFPI comunicou o adiamento e informa que uma nova data deve ser anunciada assim que possível.
Dr. Pessoa foi diagnosticado com dengue na quarta-feira (13). Neste domingo (17), a assessoria comunicou ao Portal ClubeNews, que o prefeito estava sob tratamento com medicações e apresentava apenas sintomas leves da doença.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
LEIA MAIS:
http://portalclubenews.com/2022/04/17/prefeito-de-teresina-dr-pessoa-e-diagnosticado-com-dengue/