27 de julho de 2025

Vídeo: UTI Neonatal alaga e fica com mau cheiro em maternidade

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 18/04/2022 14:49

Compartilhe:

UTI Neonatal ficou alagada após chuva na Maternidade Wall Ferraz – Foto: arquivo pessoal

A UTI Neonatal da Maternidade Wall Ferraz, na zona Sudeste de Teresina, ficou alagada e com mau cheiro após uma forte chuva cair na cidade na noite de domingo (17). Uma das denúncias repassadas ao Portal ClubeNews era de que a água suja retornava pelo ralo e deixava o local com mau odor.

Na manhã desta segunda-feira (18), a Fundação Municipal de Saúde informou que a direção da unidade de saúde já iniciou a limpeza no local. “O funcionamento de todos os leitos de UTI neonatal já está normalizado, sem prejuízos aos equipamentos e atendimento à população”, afirmou.

O vídeo foi compartilhado por uma mãe que está no local com o filho recém-nascido João Augusto aguardando por uma cirurgia cardíaca pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Danielle dos Santos Marques conta que até as 11 horas de hoje (18) apenas a água foi retirada, mas o mau cheiro continuava.

“Não limparam nada, só tiraram a água suja, podre. As crianças ficaram lá sentindo o cheiro de lama, de fossa. Eles disseram que vão lavar agora. Meu bebê está na UTI, já tem um mês, esperando uma cirurgia que não aparece, não tem vaga. Meu bebê pegando bactéria”.

Sobre a transferência do João Augusto, a mãe conta que a cirurgia, segundo a informam, não é marcada por falta de unidade de tratamento intensivo neonatal (UTI Neonatal) no estado a ser realizado o procedimento, já que a cirurgia não é feita no Piauí.

“A transferência é essa dificuldade de vaga, que não tem vaga, não tem vaga de UTI, que estão atrás. Sempre assim. Essa história já tem um mês e pouco. Tem mãe esperando há três meses. Já foi bebê na frente do meu. É um negócio complicado”.

O Portal ClubeNews entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para esclarecimento sobre a transferência e a cirurgia do recém-nascido.

VEJA NOTA DA FMS 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a Maternidade Wall Ferraz sofreu um problema de alagamento em função das fortes chuvas ocorridas na capital. A equipe da maternidade entrou em ação imediatamente para realizar a limpeza do local, e o funcionamento de todos os leitos de UTI neonatal já está normalizado, sem prejuízos aos equipamentos e atendimento à população.

A transferência desse bebê depende da regulação estadual, pois a cirurgia dele não é feita no Piauí. Ele é um bebê imunossuprimido e por isso mais sujeito a infecções comuns, e a transferência depende de estabilizar o quadro dele e então surgir vaga na regulação estadual.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

 

Leia também: