29 de julho de 2025

Sarampo: zona Norte faz Dia D de vacinação contra a doença neste sábado

Redação

Publicado em 23/04/2022 15:47

Compartilhe:

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Dia D oficial de vacinação contra o Sarampo programado pela prefeitura do Teresina será só no próximo sábado, dia 30 de abril, mas devido à baixa cobertura vacinal na capital, treze Unidades de Básica de Saúde (UBSs) da zona Norte realizam neste sábado (23) um reforço na campanha de imunização das crianças. Na capital, apenas 40% das crianças foram vacinadas até agora, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A orientação da FMS é que as pessoas que tenham dúvida sobre a vacinação contra Sarampo ou que não tenham tomado as duas doses, procurem um posto para fazer a vacinação. O esquema vacinal prevê duas doses da vacina: uma dose da tríplice viral ou SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade e uma dose da tetra viral ou SCRV (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

A coordenadora da campanha de vacinação em Teresina, Emanuele Dias, explica que a ação na zona Norte de Teresina tem como objetivo fazer um alerta a população. “Os agentes de saúde estão fazendo uma ação de limpeza dos bairros da Zona Norte da capital, devido o aumento de casos de dengue, e aproveitaram para promover o Dia D contra o Sarampo”.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) monitora dois casos suspeitos de Sarampo – uma criança de dois anos e um adulto de São Miguel do Tapuio. O Secretário de Estado da Saúde do estado, Neris Júnior chama a atenção para a alta transmissibilidade da doença e também pede que a população piauiense leve suas crianças para se vacinar.

“O Sarampo é uma das doenças imunopreveníveis que tem grande índice de transmissibilidade e pode levar até mesmo ao óbito. Por causa disso precisamos ter em mente a importância da vacina para as nossas crianças. A cobertura em todo o Brasil está baixa e por isso precisamos da cooperação da nossa população que já tanto nos ajudou, levem nossas crianças para se vacinar”, disse o secretário.

LEIA TAMBÉM:

http://portalclubenews.com/2022/04/18/gripe-e-sarampo-as-duvidas-mais-comuns-sobre-a-campanha-de-vacinacao-do-ministerio-da-saude/

 

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: