Lei municipal torna redação obrigatória nos concursos públicos em Teresina

Segundo a Lei, deve ser respeitado o nível do concurso e entendimento dos candidatos

(Foto: EBC)

Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br

Bastante temida por quem deseja participar de um processo seletivo, a redação, agora, é uma etapa obrigatória nos concursos públicos de Teresina. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB).

O Portal ClubeNews conversou com o professor Vinícius Freitas, que explica como a inclusão dessa avaliação faz toda a diferença na hora de definir os aprovados, além de contribuir na redução de possíveis fraudes.

“É uma medida extremamente positiva, não só para os candidatos, que contarão com processos seletivos mais idôneos e justos, mas também para a sociedade, que receberá profissionais mais habilitados para integrar os quadros públicos”, afirmou.

O professor Vinícius Freitas se dedica ao ensino de redação há 5 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Com formatos específicos e temas surpresas que deixam qualquer um nervoso, a redação, segundo Vinícius, é um dos principais critérios para avaliar o nível de conhecimento de alguém que, futuramente, ocupará uma função pública.

“É um exame que avalia o candidato de forma holística, fato que auxilia o examinador a escolher alguém preparado não somente do ponto de vista técnico, mas também no que se refere às habilidades de convívio e comunicação social”, disse.

O professor destaca que, com a exigência da avaliação nos concursos, outras cidades do estado podem se inspirar e adotar a medida.

“Espero que essa conduta vanguardista da nossa capital seja um exemplo para os demais municípios do Piauí e, quiçá, para aqueles que compõem as demais unidades federativas. Assim, poderemos observar um avanço expressivo na qualidade dos serviços ofertados pelos funcionários públicos”, afirmou.

Por fim, Vinícius também ressalta que essa novidade é uma forma de valorizar o trabalho dos professores de redação. A partir deste momento, esses profissionais irão se dedicar, cada vez mais, à elaboração de conteúdos mais abrangentes e que acolham alunos de diversas realidades educacionais.  

Concurseira

Foi por volta de 2017 que o interesse por concursos públicos começou a surgir em Daniella Matias, bacharel em direito. Desde então, ela vem tentando se manter informada sobre quais processos seletivos pretende participar, elaborando, assim, uma rotina própria de estudo, já incluindo a tão assustadora redação.

Sobre essa forma de avaliação, Daniella entende a importância da sua exigência. “Eu acho ótimo. Acho que é uma matéria de extrema relevância que, muitas das vezes, acabam deixando de escanteio”, comentou.

A obrigatoriedade da redação altera a sistemática dos concursos, bem como toda a preparação dos candidatos. Apesar da rotina de trabalho, que impede uma maior dedicação aos estudos, Daniela conta que, antes, estudava de 4 a 5 horas por dia, fazendo, ao menos, uma redação por semana. Agora, com as mudanças, ficará mais atenta do que nunca.

Lei de obrigatoriedade da redação em concursos públicos 

Sancionada pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a Lei nº 5.726 é de autoria do vereador Ismael Silva (PSD) e foi publicada, no dia 18 de abril, no Diário Oficial.

Com a nova regra, todos os concursos públicos realizados no âmbito municipal ou pelo Poder Legislativo, que visam preencher vagas para cargos públicos efetivos, devem incluir a prova de redação adequada ao nível da prova.

Ela deve ser elaborada de maneira clara e objetiva, possibilitando que os participantes possam entender o tema. A lei ressalta que deve ser considerado o padrão de compreensão médio do candidato, bem como considerar o nível de escolaridade e técnico das funções disponibilizadas.

Para conferir a lei na íntegra, basta clicar aqui.

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar