A Segurança Pública do Piauí recebe no mês de maio dois tipos de reforços para o patrulhamento ostensivo das principais cidades do estado: são 340 motos e 40 bicicletas que vão circular por Teresina pelos locais propícios a assaltos e outros crimes.
As bicicletas devem circular em praças, parques, academias populares, pistas de corridas e locais de caminhadas. O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel da Polícia Militar (PM) Rubens Pereira, explica que o patrulhamento em bicicletas “não é uma invenção”.
Bicicletas
Rubens lembra que, em 37 anos de PM, já viu o uso de bicicletas em patrulhamento ostensivo. “Quando eu entrei, já havia essa modalidade de policiamento, que aproxima o policial do cidadão, é um policiamento de mais proximidade. Essa é a ideia da governadora, ter uma polícia comunitária”.
O secretário diz que os policiais devem descer do carro para se aproximar da população. “Serão 40 bicicletas que iremos colocar, que vão se aliar ao patrulhamento que já existe. O patrulhamento em bicicleta não será geral, mas em situações específicas, como praças, locais de caminhada”.
Os oficiais em bicicletas carregarão consigo equipamentos de contato imediato com as viaturas para a atuação dos carros. O secretário diz que o patrulhamento em bicicleta já existe no Japão, nos Estados Unidos e em São Paulo, por exemplo.
Motos
O secretário ressalta que o motopratulhamento é uma atividade mais flexível do policiamento ostensivo, conciliado com as rondas em viaturas. Ele informa que em Teresina o policiamento flexível será reforçado com 40 motos, com a intenção de levá-las também para o interior do estado.
“Queremos concluir (a entrega das motos) até o final do mês que vem. Também mais 44 (motos) provenientes de emenda parlamentar, para implementar e intensificar o motopatrulhamento nos grandes centros urbanos, como Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Correntes, São Raimundo Nonato. O curso de treinamento de motopatrulhamento, sob a coordenação do tenente-coronel Newmarcos, já iniciou no domingo (24), na Rone”, afirmou Rubens Pereira.
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar