7 de outubro de 2025

Dengue: Teresina reorganiza rede hospitalar para atender casos e limpeza urbana vai contar com 2 mil pessoas

Publicado em 25/04/2022 17:00

Compartilhe:

Reunião prefeito Dr. Pessoa com o secretariado – Foto: Jonas Carvalho

O secretariado municipal  de Teresina se reuniu, na manhã desta segunda-feira (25), para discutir ações da Força-Tarefa contra os focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças dengue, zika e chikungunya. Duas das ações discutidas foram a reorganização do atendimento nos hospitais municipais e que a limpeza das ruas deve contar com 2 mil pessoas.

A cidade vive um surto da dengue, com hospitais municipais e privados lotados com casos suspeitos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) já alertou para a falta de exames e medicamentos para a doença. 

O encontro ocorreu no salão nobre da Prefeitura de Teresina, com o presença do prefeito Dr. Pessoa, e de representantes do Exército Brasileiro e da Secretaria Estadual de Justiça. 

LIMPEZA

O secretário de comunicação, Lucas Pereira, ressaltou que a cidade viver um surto da dengue. “Estamos investindo e intensificando as ações publicitárias no sentido de conscientizar a população sobre o descarte irregular de lixo”.

“A Prefeitura já investe mensalmente na limpeza pública através dos contratos já vigentes nas SAADS  (Superintendências Administrativas Descentralizadas), através da CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Na CTA, nós temos 1.800 homens trabalhando na limpeza pública, com mais 300 que devem vir do exército e também os detentos, reeducando-os digamos assim, vindos da Secretaria de Justiça, a tendência é que esse número passe, facilmente, de 2000 pessoas, diariamente, nas ruas trabalhando na limpeza da cidade”.

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que reorganizou o atendimento para dengue, chikungunya e zika:

  • A UBS do Gurupi passará a ser referência para arboviroses;
  • O hospital do Monte Castelo passará a ser referência para arboviroses com plantão 24 horas, leitos clínicos e UTI
  • O hospital do Parque Piauí passará a dispor do terceiro médico na porta nos turnos tarde e ampliação de leitos para internação pediátrica
  • Todas as portas hospitalares deverão continuar atendendo e internando os casos de arboviroses.

O prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) reforçou o dever de convocar todos os agentes públicos para montar uma força-tarefa contra a proliferação do mosquito transmissor.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, acrescentou que “outras medidas estão sendo analisadas para serem adotadas, assim como essas medidas citadas deverão ser ajustadas, conforme as necessidades identificadas”.

Já o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira, reforça que o ideal seria a cidade ter um carro fumacê em cada bairro durante os mutirões de limpeza. No entanto, é um investimento ainda em análise.

“Nós gostaríamos de ter um carro fumacê, pelo menos, em cada bairro que estará ocorrendo o mutirão. Seria importante isso. Nós vamos ver. É um investimento necessário, se houver necessidade, nós vamos tratar dessa questão com o prefeito para incluir mais carros”.

DADOS

Os últimos dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) são do dia 18 e abril de 2022. De acordo com a FMS,  Teresina já registra 2.031 casos notificados de dengue, desses 895 estão confirmados. Sobre a chikungunya, Teresina está com 74 casos confirmados. De zika, são seis casos confirmados.

MORTES

A primeira morte confirmada por dengue em 2022 foi divulgada pela Sesapi no dia 10 de março. O paciente era um homem de 19 anos, de Teresina.

O Lucas Rodrigues, de apenas 9 anos, também não resistiu aos sintomas e morreu em decorrência da doença. A morte por dengue foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde no dia 30 de março de 2022. Ele estava internado em um hospital particular de Teresina.

A FMS confirmou que a terceira morte foi de uma mulher de 45 anos, que faleceu na semana passada, e tinha comorbidades.   A quarta morte por dengue em Teresina foi divulgada pela FMS no dia 20 de abril. A vítima é um homem de 38 anos, que morreu na segunda-feira (18), e estava internado em hospital municipal.

DENGUE

Sintomas e tratamento

Existem quatro tipos de vírus de dengue – sorotipos 1, 2, 3 e 4. A febre alta é um dos principais sintomas da doença. Outros são dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção por dengue também pode não causar sintomas, ser leve ou grave. Nesse último caso, pode até levar à morte.

As pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão.

Não há tratamento específico para a dengue. De acordo com a avaliação médica, são recomendadas medidas como fazer repouso, ingerir bastante água e não tomar medicamentos por conta própria. Pode ser recomendada também a hidratação com soro nas veias. Em caso de suspeita, é fundamental procurar um profissional de saúde para ter o diagnóstico correto.

A zika e chikungunya têm sintomas semelhantes aos da dengue como febre, dor de cabeça, mal-estar, dores pelo corpo e muita dor nas juntas. O tratamento também é feito de acordo com os sintomas.

No caso da chikungunya, algumas pessoas podem desenvolver um quadro pós-agudo e crônico com dores nas articulações que duram meses ou anos.

Controle e prevenção

Com as altas temperaturas e períodos chuvosos a expectativa do número de criadouros aumenta.

O Ministério da Saúde relembra que para fazer o controle efetivo da proliferação do mosquito é necessário tirar ao menos dez minutos de apenas um dia da semana para verificar o telhado, calhas entupidas, piscina, garrafas, pneus e demais itens que possam ser criadouros.

Mesmo em lugares que necessitem fazer o armazenamento de água é importante não deixar os reservatórios destampados para evitar que o mosquito coloque ovos dentro dessas águas.

Fonte: Ministério da Saúde

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: