
Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br
O Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, localizado em Floriano, é um espaço de grande importância histórica e cultural da cidade e do estado. Conhecido como Terminal Turístico o prédio está passando por reforma em sua estrutura que deve manter as características originais.
No entanto, alguns especialistas afirmam que não é isso o que está acontecendo e se mostram preocupados com o andamento da obra do prédio que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Secretária Estadual de Cultura (Secult) e estava abandonado.
Segundo o arquiteto Nilson Coelho, desde o início da reforma, era possível observar certas irregularidades. No espaço, por exemplo, não havia placas informando sobre os custos e a duração da obra, além da falta de um profissional responsável que acompanhasse todo o processo.
“Quando você vai fazer uma obra que você sabe que depende de uma licença federal do Iphan e não obtém essa licença e sequer requer essa licença, então você tá fazendo uma fraude”, disse.
Para o historiador Djalma Nunes Filho, a forma como a obra está sendo conduzida pode ser considerada uma agressão histórica. “Tudo tem que ser feito de acordo com a restauração, ou seja, mantendo todas as características iniciais do prédio que começou em 1875”, afirmou.
Cerca de mais de R$ 457 mil foram disponibilizados para a realização da obra do prédio. O prazo de conclusão é de até 90 dias.
Medidas para a restauração
O arquiteto Nilson Coelho, que acompanhou todo o processo de tombamento do prédio, explica que os serviços não estão de acordo com os planos legais de restauração. Para isso, é necessário a adoção de várias medidas.
“Para se restaurar, você precisa ter operários formados naquela técnica. Você precisa ter um laboratório que possa identificar a composição da argamassa para você repetir aquela argamassa. Você tem que ter carpinteiros aptos a desenvolver processos com madeiro usando a técnica do século XIII e XIX”, pontuou.
Ministério Público Federal
O Ministério Público Federal (MPF) informou que está instaurando um procedimento administrativo para apurar a ausência de reforma e modernização do imóvel que sediaria o museu da cidade.
Ainda de acordo com o MPF, serão notificados o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretária Estadual de Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal de Governo de Floriano. Os órgãos terão 15 dias para dar uma reposta.
Secretária Estadual de Cultura
A Secult comunicou que o local ficou abandonando por muitos anos e que, anteriormente, pertencia ao Patrimônio do Município.
No final de 2021, a prefeitura repassou os cuidados do espaço para o Estado. Dessa forma, técnicos emitiram um atestando complicações na estrutura do prédio.
Logo, foi decretada situação de emergência e, em seguida, iniciadas a obra de revitalização.
História
Segundo historiadores, o Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara possui 147 anos e foi a primeira construção de grande porte do Piauí.
O espaço já foi considerado o principal prédio da província, além da primeira escola do Brasil dedicada à educação dos filhos de escravizados, no século XIX.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!