4 de julho de 2025

Dívidas em atraso: número de endividados e inadimplentes bate recorde em abril

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 03/05/2022 15:00

Compartilhe:

Cédulas de dinheiro. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

O percentual de endividados no Brasil bateu recorde em abril deste ano. Mais de 77,7% das famílias têm dívidas (em atraso ou não), segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Este é o maior nível de endividamento registrado desde o início da pesquisa em janeiro de 2010.

Em abril de 2021, as famílias com dívida eram 67,5%. Em março deste ano, eram 77,5%. Já o percentual de inadimplentes chegou a 28,6%, o segundo maior nível da pesquisa, ficando abaixo apenas da taxa de janeiro de 2010 (29,1%). Em março deste ano, a parcela era de 27,8%, enquanto em abril de 2021 chegava a 24,2% (4,4 pontos percentuais abaixo do registrado em abril deste ano).

De acordo com a CNC, “a inflação alta, persistente e disseminada (IPCA em 11,3% ao ano), mantém elevadas as necessidades de crédito para recomposição da renda, fazendo com que as famílias encontrem nos recursos de terceiros uma saída para manter seu nível de consumo”.

Sem condições de pagar

As famílias que não terão condições de pagar suas dívidas chegaram a 10,9% em abril deste ano, acima dos 10,8% do mês anterior e dos 10,4% de abril do ano passado. Essa também é a taxa mais alta desde julho de 2021, quando foram registrados os mesmos 10,9%.

O cartão de crédito é o principal motivo das dívidas. Entre as famílias endividadas, 88,8% têm dívidas com o cartão.

Endividados x inadimplentes

O conceito de endividamento abrange pessoas que têm dívidas em atraso ou não – por exemplo, financiamento de veículo é uma dívida, já que há prestações futuras a pagar.

Já a inadimplência é quando há dívidas e outras contas em atraso, ou seja, que a pessoa não pagou.

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: