Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
O Impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que registra o montante de tributos pagos pelos brasileiros em todo o país, ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão em impostos desde o início deste ano. Em 2021, marca só foi alcançada em 19 de maio – 16 dias mais tarde que este ano. Há seis anos, em 2016, esta marca foi alcançada em 5 de julho. São contabilizadas pelo Impostômetro todas as contribuições federais, estaduais e municipais.
No Piauí, o montante de impostos pagos até agora soma R$ 5,5 bilhões. A arrecadação do estado corresponde a apenas 0,45% do total arrecadado no país. A maior arrecadação no Brasil é a de São Paulo – 37,39% da arrecadação brasileira.
Por meio de nota, a ACSP explica que a maior arrecadação observada em 2022 foi motivada pela inflação elevada. “Quanto maior o preço, maior o imposto embutido. Alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica”, afirmou Marcel Solimeo, economista da ACSP.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 11,30% no acumulado de 12 meses até março de 2022. No mês de março, a inflação ficou em 1,62%. O índice, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior para o mês de março desde 1994, antes da criação do Plano Real.
O Impostômetro é um painel luminoso fixado na sede da Associação Comercial, na Rua Boa Vista, no centro de São Paulo. Ele também pode ser acessado na internet.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.