
Após laudo, a Secretaria Municipal de Saúde descartou que uma idosa de 75 anos morreu em decorrência da dengue na cidade de Picos. A idosa faleceu no dia 24 de abril.
Em nota, a secretaria descartou a doença, mas não divulgou qual seria a causa da morte. A suspeita foi descartada após realização de exame laboratorial.
A idosa deu entrada no hospital regional de Picos no dia 23 de abril e faleceu na manhã seguinte. Uma amostra do sangue da idosa foi coletada e encaminhada para o Laboratório Central em Teresina (LACEN) em Teresina.
Segundo a nota, o caso só foi descartado na segunda-feira (2) devido ao LACEN necessitar de um período de 7 a 8 dias para realizar as análises e enviar os resultados dos exames de volta para Picos.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem a público informar que o óbito ocorrido no dia 24 de abril, no Hospital Regional Justino Luz, de uma senhora de 75 anos, residente no Centro, não foi ocasionado por dengue. A suspeita foi descartada após realização de exame laboratorial. Segundo a Vigilância Epidemiológica o caso em questão passa a ser registrado como óbito relacionado a choque hipovolêmico.
A idosa deu entrada no Hospital Regional Justino Luz, no dia 23 de abril, após ser transferida de outra Unidade Hospitalar particular. Ainda no dia 23 foi coletado amostra de sangue para exames inespecíficos, não sendo realizado para dengue. Após o óbito, a amostra arquivada no laboratório do Hospital Regional foi encaminhada para o Laboratório Central em Teresina (LACEN) para confirmar ou descartar o caso como morte ocasionada por dengue.
O caso só foi descartado, nesta segunda-feira, 02 de maio, devido ao LACEN necessitar de um período de 7 a 8 dias para realizar as análises e enviar os resultados dos exames de volta para Picos. Esse fato tem ocorrido devido ao LACEN ser o laboratório de referência do Estado e receber todas as amostras das cidades do Piauí.
Atualmente o município de Picos registrou 81 casos de dengue e 147 casos de Chikungunya.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.