Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br
O roubo de veículos, prática criminosa bastante frequente na capital piauiense, Teresina, tem deixado a população em estado de alerta. Indispensáveis na correria rotineira, estima-se que cerca de 8 a 20 automóveis são roubados em vias públicas e residências. Esse dado foi disponibilizado pela Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (Polinter).
Marcelo Dias, delegado da Polinter, explicou ao Portal ClubeNews que, caso alguém tenha o seu automóvel levado, a primeira medida a ser tomada é a realização do Boletim de Ocorrência (B.O.). Dessa forma, será feito o bloqueio do veículo. Em seguida, serão feitas buscas e apreensões para a recuperação.
Sem dúvida alguma, um questionamento começa a ser feito por quem passa por essa situação: o que os assaltantes fazem com o veículo após o roubo? Segundo o delegado, esses automóveis acabam sendo utilizados em assaltos e adulterados para serem vendidos no mercado ilegal ou para abastecerem sucatas, seja no Piauí ou em outros estados.
“Estamos intensificando nossas operações em sucatas. Já realizamos duas grandes operações e conseguimos recentemente o fechamento, junto com a Polícia do Maranhão, de uma auto-peças sucata diante dessas incidências”, pontuou o delegado.
De acordo com cálculos da Polinter, cerca de 70% dos carros levados na capital são recuperados. No ano de 2021, 493 automóveis foram encontrados pelo órgão. Quando o assunto é motocicleta, a porcentagem chega a 50%. Também no mesmo período, foram retomadas 1.086. A delegacia ressaltou que motos roubadas são encontradas diariamente.
A Polinter também informou que, ao longo do ano, várias regiões da cidade apresentam essas ocorrências. Logo, seria complicado dizer qual área tem mais veículos levados por assaltantes que, na maioria das vezes, fazem parte de quadrilhas organizadas.
Um mutirão está sendo realizado, internamente, com a pretensão de entregar os veículos, que estão no pátio da delegacia, para seus donos. Essa lotação no espaço é em decorrência da Pandemia da Covid-19.
Além disso, a Polinter, em conjunto com a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), está estudando a possibilidade de disponibilizar um link, para que a população consulte, por meio do número da placa ou do chassi, se o seu automóvel roubado já foi recuperado. A previsão é de que o instrumento possa ser acessado em junho no site da Polícia Civil.
Uma vítima entre tantas outras
Quem já passou por uma situação como essa, certamente, não esquece. Esse é o caso do administrador Emanoel de Carvalho que teve sua motocicleta, recém-adquirida, levada durante um assalto no bairro Marquês, na zona Norte de Teresina.
No dia do ocorrido, sua preocupação não se voltava tanto para o veículo, e sim para a segurança de seu filho, que estava com ele. “Minha reação foi parar, pois estava com o meu filho. Fiquei com medo deles atirarem, pois quando fui abordado eles seguraram o braço do meu filho para eu não poder reagir”, relatou.
Após o crime, Emanoel se dirigiu a Polinter e prestou um Boletim de Ocorrência (B.O.). Desde então, ele começou a mobilizar seus familiares e amigos, que o ajudaram a divulgar o ocorrido nas redes sociais para tentar recuperar o veículo. Até mesmo em perfis de Instagrans que noticiam casos policiais a sua história foi parar.
No momento, Emanoel ainda não obteve informações sobre o paradeiro de sua motocicleta, que possuía apenas 15 dias de uso.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar