Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
O plantio de hortas em pequenos espaços é uma alternativa para pessoas que desejam ter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Se você não possui em sua casa ou apartamento espaço suficiente para o preparo de uma horta em canteiros, que é o método tradicional, o plantio nos corredores externos das casas, sacadas e beirais de apartamentos, varandas, janelas, terraços, garagens e fundos de quintal pode ser uma saída.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), disponibiliza um artigo completo de produção agrícola em pequenos espaços para ajudar pessoas que desejam iniciar a horticultura dentro de casa. O artigo escrito por Flávia Clemente, tem a colaboração das biólogas Patrícia Gonçalves e Lenita Lima, a engenheira agrônoma Flávia Clemente e o técnico agrícola Adejar Gualberto.
Este cultivo deve ser feito em lugares onde haja sol em pelo menos um período do dia (cerca de 5 horas) e que tenha luminosidade, para que as plantas realizem a fotossíntese para completar seu ciclo de desenvolvimento.
Atenção aos materiais utilizados
Para fazer um mini canteiro, diversos materiais podem ser utilizados, de acordo com o espaço disponível. No artigo, há exemplos de mini canteiros feitos a partir de pneus, garrafas pet e madeira suspensa. Veja os modelos nas imagens abaixo:
Preparo do solo
Para encher os canteiros é necessário: terra, adubo orgânico e químico (NPK 4-14-8) e calcário. A terra a ser utilizada é a de barranco, coletada de 20 a 30 cm de profundidade, considerada solo pobre, com pH baixo e livre de sementes de ervas daninhas (plantas invasoras).
Após a coleta, a terra tem que ser peneirada para separar as partículas mais finas dos torrões, que podem prejudicar o plantio e o desenvolvimento das plantas. O adubo orgânico pode ser tanto o esterco de boi como a cama de frango. Em relação ao adubo químico, a indicação é de que se use o granulado NPK 4-14-8.
Uma opção a este adubo é o termofosfatado, oriundo de rochas, mas possui quantidades muito pequenas de nitrogênio e potássio. As proporções do solo, escolha das plantas e cuidados a serem tomados também são informadas no artigo completo.
Clique para ver: HORTA EM PEQUENOS ESPAÇOS.
*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar