15 de outubro de 2025

Quadrinho gigante dá vida a muros no Centro de Teresina

Publicado em 08/05/2022 11:30

Compartilhe:

(Foto: arquivo ClubeNews)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Teresina ganhou uma história em quadrinhos gigante feita em grafite na parede lateral do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea), na rua Arlindo Nogueira, no Centro da cidade. A arte traz vida para um muro de mais de 190 metros quadrados e é a primeira do tipo no Piauí. Além de renovar o muro, a história contada inspira os observadores com uma mensagem de superação sobre a vida do próprio artista que produziu.

Os quadrinhos contam a história de um garoto pobre da periferia de Timon, cidade vizinha, que veio até a capital do Piauí para realizar seus sonhos. A história é real e foi inspirada no quadrinista responsável pela produção, Cardoso Not. A execução do projeto contou com apoio da organização Circuito Urbano de Intervenções Artísticas de Teresina (Cuia).

O artista timonense afirma que a ideia surgiu assim que avistou o local. “Um local de conexão, passagem e conexão, que é um pouco do que eu quero passar com a obra”, contou.

O presidente do Crea Piauí, Ulisses Filho, afirma que o projeto melhora o aspecto urbano da cidade. “Melhora o Centro de Teresina e o que é mais importante, conta uma história de superação. Você leva a mensagem para as pessoas de que é possível conseguir (alcançar) os seus sonhos”. Ele também conta que a instituição está honrada em poder contribuir com a cidade e os artistas teresinenses.

Projetos futurísticos

Além dos projetos de produção manual, o Cuia também pretende trazer artes digitais pela primeira vez para o Piauí. O artista Ivan Magalhães, que faz projeções em 3D, está preparando uma apresentação que será divulgada nas redes sociais da organização.

Um filtro do projeto no Instagram vai permitir projetar as artes para além das paredes com animações em realidade aumentada. “É como se esse quadrinho se tornasse uma tela de TV e ele fosse se movimentar”, antecipa Ivan.

Cuia Teresina

Ronnes da Cruz é o produtor-geral do Cuia e conta que nesta primeira edição, os projetos têm sido voltados para a mistura de linguagens. O objetivo é revitalizar espaços urbanos que se encontram “sem cor, sem vida”. De acordo com ele, o projeto Cuia Teresina foi idealizado há mais de dois anos, mas teve início em prática a partir de novembro de 2021, com intervenções artísticas em frente ao Teatro 4 de Setembro e na rua 7 de Setembro.

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão 

(Foto: arquivo ClubeNews)

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: