
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
A avenida Celso Pinheiro, que liga a zona Sul à zona Sudeste de Teresina, está com uma trecho interditado há 15 dias para obras em buracos. O trajeto, que dá acesso para a ponte Anselmo Dias, recebeu um novo prazo de finalização das obras para o dia 1º de junho.
No início toda a pista foi interditada para os reparos, mas atualmente apenas uma das vias permanece bloqueada. A contramão da pista também deve ser interditada para obras nesta segunda-feira (9).
Justificativa
João Duarte, presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), explica que no local há vários pontos “minadores de água”. “Porque o lençol freático aqui é muito raso. Em virtude de um aterro que fizeram no terreno ao lado, do grupo João Claudino, a água tendenciosamente veio para via, um local mais baixo e causou esses transtornos”.
Para a determinação do novo prazo de entrega, o presidente informa que ao verificar o solo foi encontrado material argiloso. Então alguns tipos de rochas secas foram utilizadas (pedra rachão, brita 19 e brita graduada simples) para a recuperação do terreno. Canaletas e sarjetas – ferramentas de escoamento de água – também serão posicionadas na região.
Outra pista interditada
O trecho da pista em contramão deve ser interditado inicialmente em apenas uma das vias. Porém, João Duarte afirma que, “inevitavelmente”, até quinta-feira (12) a pista deve ser totalmente bloqueada para que a obra seja acelerada.
A região foi interditada do dia 22 de abril, após veículos atolarem nos buracos da pista. Na data, a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD SUL) esclareceu ao Portal Clubenews que esse trecho integra a obra de pavimentação da Marginal Sul (Estrada da Alegria) que será retomada no dia 07 de maio.
“Até a retomada definitiva da obra, a SAAD Sul trabalha em algumas situações de emergência e em serviços paliativos para garantir a sinalização da via e melhorar o tráfego de veículos na Marginal Sul”.
Confira o vídeo dos veículos atolados:
Protestos
Moradores da região da Estrada da Alegria, na Zona Sul de Teresina, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (20) contra a precariedade da situação do local. Além do protesto, a comunidade organizou um concurso de redação para chamar a atenção das autoridades.
Segundo a organização do concurso, 80 crianças se inscreveram para fazer redações e desenhos com o tema “Abandono da Estrada da Alegria”, abordando a situação da estrada, destacando a insegurança por causa dos buracos e da falta de sinalização. Os melhores textos e artes foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Após a premiação, os moradores concentraram o protesto em frente à usina de asfalto da Prefeitura de Teresina, denunciando as condições da via, que levam a bairros mais distantes da Zona Sul da capital, em um percurso de cerca de 6 km. Em alguns pontos, as obras de pavimentação não avançaram e deixam a situação de quem dirige pela estrada ainda mais difícil.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
http://portalclubenews.com/2022/04/22/trecho-na-avenida-celso-pinheiro-em-teresina-e-interditado-apos-veiculos-atolarem-em-buracos/
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!