É cada vez mais comum termos notícias ou conhecermos alguém que apresenta comportamento agressivo, reações exageradas, que são impacientes, instáveis emocionalmente, discutem por qualquer motivo, que agem por impulsividade e acabam se envolvendo em situações problemáticas das mais variadas esferas.
O descontrole emocional é caracterizado pelas alterações frequentes e inesperadas de humor, que agem de forma explosiva e reagem de forma intensa e impulsiva, mesmo diante de pequenos imprevistos. Os compromissos e as responsabilidades do dia a dia, a sobrecarga profissional, os relacionamentos amorosos, conflitos da sexualidade, necessidade de se adequar aos padrões impostos pela sociedade, as decepções, frustrações, perdas, preocupações excessivas e altos níveis de estresse são alguns fatores que podem causar instabilidade emocional e perda de controle.
Dores de cabeça, dores e tensões musculares, alterações gastrointestinais, tontura, falta de concentração, prejuízo de memória, irritabilidade, falta de energia, pensamento acelerado, sono irregular, hábitos compulsivos, uso exagerado de analgésicos e remédios para insônia são alguns sinais que podemos observar em situações de sobrecarga emocional e aparecem antes de uma atitude extrema.
Muita gente acha que algumas reações são justificadas porque a pessoa tem uma “personalidade forte”, dessa forma não reconhece o problema, não procura ajuda e vai aceitando com certa naturalidade algumas características, quando na realidade isso indica uma doença, que pode ser um transtorno bipolar, uma depressão, um transtorno de personalidade ou uma outra condição psiquiátrica, por isso, necessita de um tratamento.
Esses quadros geram desconforto e vários prejuízos não só para pessoa acometida pelo problema, mas também para familiares, amigos; colegas de estudo e trabalho, que estão sempre receosos, temendo o comportamento agressivo e que podem levar a consequências trágicas.
Respirar fundo antes de sentir que está prestes a perder o controle, se afastar da situação e mudar o foco no momento, ajudam a evitar problemas. Manter sua autoconfiança, pensar positivo, ser otimista, trabalhar a inteligência emocional e investir em autoconhecimento são fundamentais para controlar os sentimentos e dominar adequadamente as emoções.
Reconhecer o problema, identificar suas causas e gatilhos; entender o que está causando o descontrole emocional é um passo muito importante para iniciar o tratamento e evitar as repercussões negativas. O desequilíbrio emocional pode ter origem em questões mais profundas, que precisam ser analisadas e trabalhadas com muito cuidado e seriedade, por isso, procurar ajuda profissional é essencial para gerenciar crises, lidar melhor com as emoções, manter um autocontrole e preservar uma boa saúde mental.
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar