A falsa médica presa em flagrante ao tentar participar de uma palestra sobre saúde mental em Teresina, na verdade, é uma técnica de Enfermagem com a inscrição suspensa no Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PI). Ela foi indiciada pela Polícia Federal (PF/PI) pelo crime de Estelionato.
A prisão aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, na tarde de segunda-feira (16), onde iria acontecer a palestra.
Em nota enviada à imprensa na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal confirmou que a mulher presa continua na sede da PF/PI, “aguardando decisão judicial sobre realização da audiência de custódia”.
De acordo com a Polícia Federal, a técnica de Enfermagem tentou se passar por “médica neurologista para figurar como palestrante em um evento promovido pela própria Ordem dos Advogados”.
“Com ela, foram encontrados um carimbo de uma médica com nome semelhante ao dela e papéis timbrados de um hospital particular de Teresina/PI. Logo após a prisão, ela foi conduzida para a sede da PF/PI, onde foi lavrado o flagrante e ouvidas testemunhas do caso, que já foi comunicado à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal”, acrescentou a polícia.
O Coren/PI esclareceu ao Portal ClubeNews que a “senhora Iaponyra Soares Pereira de Sousa e Silva está com a inscrição de Técnica de Enfermagem suspensa pela resolução Cofen Nº 516/17, que é quando o profissional realiza a inscrição apresentando um documento provisório (declaração) e não volta para validar com o diploma oficial”.
“Além das anuidades, que continuam sendo cobradas e estão atrasadas, não foram encontradas mais inconformidades relacionadas ao nome dela”, ressaltou o Coren-PI.
A farsa foi descoberta quando os membros da OAB/PI constataram que o registro apresentando pela mulher pertencia a outra médica, com atuação na cidade de Miguel Alves, no Norte do Piauí. Além disso, Williams Cardec, presidente da Comissão de Direito da Saúde e Médico, conhecia a verdadeira profissional dos dados apresentados pela suspeita.
“Fizemos uma busca nos nossos arquivos e verificamos que o CRM/PI (inscrição Conselho Regional de Medicina do Piauí) utilizado pertencia a outra pessoa. Acionamos a Polícia Federal e ela foi presa em flagrante, e agora vai prestar esclarecimentos para a Justiça”, afirmou o advogado.
A OAB por meio da Comissão de Direito da Saúde e da Ouvidoria em conjunto com o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), realizaram uma denúncia contra a mulher à Polícia Federal (PF).
O espaço está aberto para a defesa da técnica de Enfermagem.
LEIA MAIS
Mulher que se passava por médica é presa na OAB ao participar de palestra sobre saúde mental
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar