Mulher que se passava por médica é solta após decisão judicial

Iaponyra Soares foi presa tentando ministrar uma palestra como médica neurologista na sede da OAB-PI

Mulher presa se passando por médica na OAB-PI é solta após decisão judicial. (Foto: OAB-PI)

Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br

O juiz federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso concedeu liberdade provisória a Iaponyra Soares Pereira de Sousa e Silva, presa em flagrante nessa segunda-feira (16) pelo crime de estelionato, suspeita de exercício legal da medicina, em Teresina.

Segundo a decisão do magistrado, expedida nesta terça-feira (17), Iaponyra se apresentou como médica neurologista com a finalidade de ministrar palestra na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), quando na verdade é técnica em enfermagem.

A decisão menciona ainda que foram encontrados na bolsa da suspeita um carimbo de médica e várias folhas com timbre de um hospital particular da capital, além de uma ficha de atendimento com carimbo e assinatura com o nome de “Yaponira S. T. Martins”.

“No caso em comento, não vejo a segregação como necessária para garantir a ordem pública, uma vez que a falsidade empregada deu-se para proferir palestra, não no exercício da medicina, de modo que não pôs em risco a vida de terceiros”, cita o documento.

O magistrado argumentou que “não vê como fundamentar a prisão no receio de risco à aplicação da lei penal, pois a detida possui endereço fixo e conhecido, além de não possuir histórico algum em seu desfavor”.

O juiz então concedeu liberdade provisória, determinando ainda medidas cautelares, como: comparecimento periódico em juízo para informar e justificar atividades e proibição de ausentar-se da comarca.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.

LEIA MAIS

Mulher que se passava por médica é presa na OAB ao participar de palestra sobre saúde mental

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar