Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br
Quem nunca realizou aquela viagem curta de um ou dois dias, durando, até mesmo, o final de semana? Quando a saída é pela manhã e o retorno é na ‘boquinha’ da noite? Para muitos piauienses, a resposta é: eu já!
Além de serem feitos durante um menor tempo, passeios como esses oportunizam um lazer mais acessível e a valorização da cultura, do comércio e do turismo local. Dessa forma, alguns projetos são desenvolvidos para facilitar e contribuir com essa prática, como é o caso do Bate Volta.
Em sua segunda edição, a iniciativa tem como foco a divulgação e o estímulo do turismo religioso em um dos municípios piauienses mais populares pelos espaços de fé, festejos e romarias que ocorrem o ano inteiro: Santa Cruz do Milagres, no Centro-Norte do estado. O Bate Volta também pretende mapear os atrativos que ficam entre a cidade e Teresina.
Segundo Thamirys Viana, coordenadora do projeto, a escolha de Santa Cruz do Milagres está ligada a uma característica bastante forte no Piauí: a relação do estado com a religião. Essa ligação é tão forte que atrai não só os habitantes do estado, como pessoas de outras regiões do país. Sendo assim, o Bate Volta quer aproveitar as potencialidades do município.
“Começamos a fazer o mapeamento com um turismólogo. Têm banhos e muitos detalhes históricos, ou seja, são detalhes e peculiaridades sobre o surgimento da cidade, sobre a fé católica que, realmente, vai se perpetuando ao longo do tempo e gerando o turismo e o recurso para essa cidade”, disse a coordenadora.
Thamirys também destaca que o Bate Volta desenvolverá atividades que capacitarão as pessoas envolvidas, diretamente, com a área. Além disso, vai contar com treinamento sobre técnicas de atendimento e redes sociais, bem como um workshop que apresentará o trabalho de mapeamento turístico do município e rodas de conversas.
“É uma forma da gente preparar esse pessoal para ter um atendimento de qualidade, para prestar um serviço de excelência que acaba gerando frutos econômicos para a cidade porque concede emprego e renda. Então, se eles estão recebendo visitantes, pessoas estão comendo nos restaurantes ou comprando lembrancinhas, tudo isso gera renda para as famílias de Santa Cruz dos Milagres. Essa é a essência do projeto”, pontuou Thamirys.
O Bate Volta é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). “O município guarda muitas histórias de fé que precisam ser melhor exploradas e divulgadas, não só no Piauí, como fora do nosso Estado”, afirmou Marcelo Costa, secretário estadual de Turismo.
Beneficiando romeiros
A servidora pública, Rosário Ferreira, é apaixonada por Santa Cruz dos Milagres e, junto de sua família, faz romaria há 30 anos. Ela gostou bastante da novidade e acredita que ajudará a fortalecer a sensação de acolhimento que a cidade transmite, assim como, também, atrair mais fiéis.
Ela destaca que, durante as idas ao município, sempre busca por várias opções de restaurantes, lanchonetes e lojas que vendem artigos religiosos e lembrancinhas. Agora, com o Bate Volta, Rosário espera que essa procura seja facilitada.
“Com certeza vai ajudar muito e, enquanto minha família e eu tivermos vida, sempre estaremos visitando Santa Cruz dos Milagres”, relatou a romeira.
Primeira temporada
Em sua primeira temporada, o projeto Bate Volta incentivou o turismo em União, no Centro-Norte do estado. A escolha da cidade se deu pelas belas e atrativas cachoeiras. E com o passar dos anos, ela tem se tornado sede de muitos empreendimentos na área e se destacando, principalmente, pelo ecoturismo e a prática de esportes.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: com informações do Governo do Piauí