Novo golpe: saque extraordinário do FGTS é alvo de crimes virtuais; veja como se proteger

Criminosos usam dados reais dos beneficiários e entram no app Caixa Tem

Aplicativo Caixa Tem (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

O saque extraordinário do FGTS virou alvo de golpes virtuais. Várias pessoas relataram que o dinheiro sumiu da conta Caixa Tem antes que eles pudessem sacar. Denúncias de golpes foram registradas em vários estados e a Caixa Econômica, responsável pelos pagamentos, afirma que está “tomando as providências de segurança”.

O governo federal liberou o saque extraordinário do FGTS no valor de até R$ 1 mil com calendário de pagamentos a partir de 20 de abril, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Cerca de 42 milhões de brasileiros serão beneficiados.

Todo o processo para pedir o saque é informatizado. O trabalhador não precisa ir à agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados pedidos. O dinheiro é transferido automaticamente da conta do FGTS para o aplicativo Caixa Tem que pode ser movimentado pelo trabalhador de forma virtual.

Para o advogado especialista em tecnologia Ronaldo Lemos, esta comodidade de fazer tudo virtualmente é o que gera também o fator de insegurança e favorece a atuação dos criminosos. “A pessoa não precisa se dirigir até uma agência, isso por um lado é muito conveniente, mas por outro lado abre oportunidades para esse tipo de golpe. Estamos vivendo uma epidemia de golpes porque informações como o endereço, CPF e RG, tudo isso está hoje na internet ao alcance de golpistas”, alertou em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo.

Como os golpistas agem

O golpe funciona assim: os bandidos entram no aplicativo usando as informações reais da vitima como o CPF e o nome. Muitas vezes complementam o cadastro com dados de outra pessoa como e-mail e celular. Outras vezes, para obter informações para o cadastro, enviam mensagem de celular e e-mail – se a pessoa confirmar, abre a porta para o golpista agir. Após ter acesso ao aplicativo Caixa Tem, os bandidos sacam o dinheiro antes do baneficiário e muitas vezes não deixam rastros.

Providência imediata

Uma beneficiária de Teresina, que preferiu não ter sua identidade revelada, conversou com o portal ClubeNews e contou que passou por uma situação muito semelhante a do golpe. Ela acha que só não teve o dinheiro sacado por bandidos porque foi ao banco mudar as informações do cadastro na véspera do dinheiro ser disponibilizado no aplicativo.

“Na véspera da liberação do meu saque eu acessei o aplicativo e percebi que haviam alterado a senha e o e-mail de recuperação. Havia meu nome no e-mail, mas o endereço era um que eu nunca vi na vida. Então, como não estava conseguindo acessar o Caixa Tem mesmo pedindo recuperação de senha, fui ao banco imediatamente. Lá atualizei dados, cadastrei meu e-mail verdadeiro e resgatei a minha senha”, relata.

Aliviada por não ter caído no golpe, ela acha que ir logo ao banco foi fundamental. “Graças a Deus consegui resolver a tempo e fazer meu saque sem problemas”.

O que diz a Caixa

A Caixa informou em nota que “todas as informações de suspeitas de fraudes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente aos beneficiários e à Polícia Federal, para análise e investigação”. O banco disse que está tomando as providências de segurança necessárias.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar