
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) começa a emitir, a partir desta quarta-feira (1º), a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com identidade visual atualizada. A nova versão é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 886 e incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação.
O diretor de habilitação do Detran-PI, Ademar Silva, esclarece que, apesar da mudança, as CNHs no modelo antigo continuam válidas e com a mesma contagem de pontos.
“As principais mudanças serão gráficas. A CNH virá com informações, códigos e sinais que trarão mais segurança, para evitar falsificações e adulterações. Haverá também a possibilidade da inclusão do nome social e da filiação afetiva. As mudanças não modificarão as validades nem a contagem de pontuação”, comentou o diretor.
Emissão do documento de forma digital
Ademar afirma que os condutores terão a opção de emitir o documento de forma digital ou física e que as duas versões serão equivalentes, valendo para os mesmos usos.
“O condutor terá a opção agora de emitir o documento somente no meio digital ou no meio digital e no meio físico. Se ele emitir ela só no digital, ele receberá ela no app, é a CNH-e, e não receberá a imprensa. Lembrando que a CNH Digital é válida para todos os atos da vida civil, como identificação em aeroportos, concursos, todo tipo de identificação que o condutor necessitar ela é válida, assim como a física”, disse.
Identificação em outros idiomas e destaque para categoria da CNH
Um dos novos recursos da CNH será a adição de outros idiomas para identificação em aeroportos e uso em outros países.
“Teremos a inclusão de outras línguas de identificação na carteira, vai vir inglês, francês e português. Para quem precisa viajar, usar a CNH em outro país, vai poder usar sem precisar fazer nenhuma modificação ou fazer nenhum pedido especial”, comentou Ademar, destacando ainda que a nova versão do documento trará de forma mais clara quais tipos de veículos o condutor é habilitado a conduzir.
Segundo o Detran-PI, não há necessidade do condutor solicitar um novo documento imediatamente, já que a CNH será atualizada à medida que for solicitada renovação ou emissão de 2ª via.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.