
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue e o dia 14 de junho é instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.
Nesta terça-feira (14), o dia mundial de incentivo à doação oferece à quem comparecer nas unidades do Hemopi “um lanche diferenciado, apresentações artísticas já em clima de festa junina e outras surpresas ao longo de toda terça-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi”, segundo a instituição. Em Teresina, a música fica por conta do Trio Pé de Serra.

Junho Vermelho
Durante todo o mês de junho, várias ações serão realizadas nas quatro unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue, com ênfase na Semana do Doador, que este ano acontece de 13 a 18 de junho.
O principal objetivo do desafio é coletar 4 mil bolsas de sangue em 30 dias. A ação será feita através das redes sociais do Hemopi. Além disso, haverá veiculação de material publicitário sobre as ações na mídia e também ações de marketing digital locais com ajuda de parceiros do Hemopi, como empresas, igrejas, faculdades, escolas e grupos civis.
“Esperamos atingir novamente essa meta. E por que 4 mil bolsas? Porque esse é o número ideal para atender toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada que é credenciada ao Hemopi. Então, convidamos a população do Piauí, para vir doar, compartilhar na rede social, convidar amigos, familiares para fazer parte dessa corrente do bem e nos ajudar a realizar mais uma vez esse desafio e atingir a meta”, explica Jurandir Martins, diretor do Hemopi.

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho:
Dia 01 a 30/06 – Desafio do BEM – 4 mil bolsas em 30 dias
Dia 14/06 – Dia Mundial do doador de sangue: Os doadores que comparecerem as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – neste dia terão lanche diferenciado, apresentações artísticas já em clima de festa junina e outras surpresas ao longo de toda terça-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi.
Em Teresina, a música fica por conta do Trio Pé de Serra, uma parceria com a Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
Dia 15/06 – Aniversário de 25 anos do Hemocentro Regional de Picos.
Dia 24/06 – São João do HEMOPI: A área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e os doadores podem entrar na brincadeira e virem vestidos a caráter.
Dia 29/06 – Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música, lanche típico e apresentação especial do Rei e Rainha da Quadrilha Luar do Sertão. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido à caráter nesta data.
Pode salvar vidas
Dayne Dantas, dona de casa, conta que a filha teve complicações com hemorragia no hospital após um acidente. “Em desespero” a família recorreu à família e apelos nas redes sociais para conseguir salvar a menina. Para a felicidade e surpresa dos pais, o pedido alcançou muitos doadores. Em apenas dois dias, o hemocentro conseguiu coletar mais de 400 bolsas de sangue.
“A gente achou que ela não ia conseguir, mas as redes sociais se mobilizaram. […] Quero dizer para vocês que esse ato tão importante, tão nobre, tão gentil, salvou a vida da minha filha e de tantas outras pessoas”, disse Dayne emocionada.
1ª Meta concluída
No dia 9 de junho, o Hemopi divulgou nas redes sociais a conclusão da primeira meta (25%) do desafio: 1000 bolsas de sangue coletadas na primeira semana de junho. Foi uma conquista, mas o desafio continua até o dia 30 de junho aguardando doadores para completar 100% do objetivo, as quatro mil bolsas de sangue. Veja a publicação:
Doações abaixo do ideal
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.
As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.
Você pode ajudar
O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, explica que as ações como este desafio têm o objetivo de retomar as doações constantes, ainda em desfalque durante a pandemia. “Queremos com o Junho Vermelho reforçar que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda que não diminuiu com a pandemia. Pelo contrário, com a flexibilização das atividades os procedimentos eletivos que precisam de sangue estão sendo retomados e as unidades hospitalares estão com o funcionamento normalizado”.
Ele ressalta ainda que além dos procedimentos eletivos, de urgência e emergência, houve um aumento do número de internações por dengue, chikungunya e zika, doenças que podem impactar o estoque de sangue e plaquetas.
Clicando nestes links você descobre:
– Quem pode doar;
– Onde doar;
– E demais informações do Hemopi.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!