7 de julho de 2025

Praças de Teresina vivem situação de abandono e falta de segurança, reclamam moradores

Thálef Santos

Publicado em 16/06/2022 19:20

Compartilhe:

Bancos da Praça da Bandeira se encontram depredados. (Foto: arquivo)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Todas as praças deveriam oferecer um espaço de lazer, eventos e socialização aos moradores, mas essa não é a realidade de alguns espaços em Teresina.  Moradores relatam que a má conservação e a falta de manutenção desvalorizam esses ambientes coletivos e deixam de ser um local atrativo para a família.

Localizada no Centro de Teresina, a Praça da Bandeira é um desses exemplos. Ela, que é um dos principais trechos de passagem para muitos pedestres durante a semana, sofre com a falta de segurança e de manutenção. Essa situação também se reflete aos finais de semana, fazendo com que as famílias não a busquem para o lazer.

Nessa praça, muitos bancos estão sem encosto ou assento. A autônoma Josélia Ferreiro afirma que a praça já foi referência para a antiga população, mas os gestores estaduais e municipais esqueceram desse espaço.

“É uma praça histórica até para nossa geração. Para os antigos já foi referência. Hoje, eu digo mesmo, os poderes de uns 10/15 anos para cá deixaram muito a desejar”, disse.

Trecho da praça com pedestres. (Foto: arquivo)

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Wellington Camarço, fala sobre a importância histórica da praça e a valorização local. “Elas contam nossa história […] Em torno delas estão os prédios mais antigos, mais importantes da cidade. Preservar estas praças é preservar a nossa história”.

Para Wellington, as praças dos bairros mais afastados do Centro sofrem ainda mais o abandono do poder público. “Elas vão cada vez mais perdendo a visibilidade do poder público e da sociedade, ficam cada vez mais esquecidas”.

Ele relata que entre os principais problemas estão a iluminação de baixa qualidade, a falta de limpeza e de capina, além da falta de policiamento ostensivo.

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Wellington Camarço. (Foto: arquivo)

Já a Praça das Missões, localizada no bairro Três Andares, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Paz, na zona Sul de Teresina, não recebe, segundo os moradores da região, manutenção há muito tempo, segundo o presidente da associação de moradores da região, Francinaldo de Sousa.

“Temos pessoas que gostam de estar aqui, mas alguns eventos da própria comunidade são cancelados  pela falta de infraestrutura, de reparos no bancos, de acessibilidade, de iluminação pública; a limpeza demora a chegar”, afirma o presidente. Para Francinaldo, com o conjunto de reformas, a comunidade “com certeza retorna à praça para as atividades”.

Presidente da associação de moradores da região, Francinaldo de Sousa. (Foto: arquivo)

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informa que está elaborando um projeto de revitalização da Praça da Bandeira, que deve seguir o cronograma de reforma de espaços públicos de Teresina. Até o momento a SAAD Sul não emitiu comunicado a respeito da Praça das Missões.

(Foto: arquivo)
(Foto: arquivo)

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: