No mês do orgulho LGBTQIA+, conheça bares e pubs que apoiam a diversidade em Teresina

Veja dicas para aproveitar em boa companhia a capital piauiense

Lights Music & Bar (Foto: Reprodução/Lights)

Wesley Igor Gomes
wesleygomes@tvclube.com.br

Quando o final de semana se aproxima, o teresinense já busca nas redes sociais ou nos grupos de amigos as opções de lazer para curtir uma boa música, saborear uma boa comida, tomar uma bebida deliciosa e, claro, em boas companhias. 

No mês do Orgulho LGBTQIA+, o Portal ClubeNews apresenta alguns espaços que estão conquistando o coração desse público.  Além de oferecerem diversão com as mais variadas atrações musicais, dança e cardápios com pratos e drinks criativos, esses locais são importantes por proporcionarem acolhimento e inclusão.

“Os espaços LGBTQIA+ são importantes, pois são neles onde uma comunidade, que sofre tantas formas de preconceito se sente bem mais acolhida. Acolhimento e afetividade, seja em casa, no trabalho ou nesses espaços são importantes para a manutenção do bem-estar do nosso grupo”, disse o estudante e cliente desses estabelecimentos, Marcos Rego.

Também frequentadora de ambientes LGBTQIA+, a universitária Hanna Leite conta que nota um crescimento nesse cenário, algo que a deixa bastante feliz.

“Isso é muito bom por conta da representatividade, pois vamos para esses lugares sem sentir medo. Por mais que lugares para o público em geral falem que são respeitosos, nós não saberemos se há pessoas homofóbicas, que expressem pensamentos preconceituosos. Em um espaço LGBTQIA+ podemos ser nós mesmos e ninguém vai julgar”, comentou.

Tudo em um só lugar

Localizada na região Centro-Norte de Teresina, a Lights Music & Bar (@lightsmusicbar) é aquele ambiente que junta tudo em um só lugar.

Você pode reunir os amigos que gostam de uma “rolê” mais barzinho como, também, a turma que curte a pista de dança.

O estabelecimento está localizado no Centro-Norte de Teresina (Foto: Reprodução/Lights)

O local oferece três áreas diferentes — Beach Lights, Stage Lights e Neon Lights — para melhor atender o público. Outro diferencial é a programação temática que muda conforme os dias se passam. 

“Temos uma proposta muito definida. A gente trabalha com pop, funk e com as drags. Esse é o nosso caminho”, explica Osvaldo Junior, também conhecido artisticamente como Jr Mysterious, que é um dos proprietários. Osvaldo ressalta que o local “tem sido muito abraçado pelo público”.

“Já estamos com sete meses de funcionamento; as pessoas entenderam e abraçaram bem nossas ideias”, conta.

Performance com drag queens (Foto: Reprodução/Lights)

Ainda segundo o proprietário, o estabelecimento deve passar por reformas para receber atrações nacionais e, também, realizar uma competição com participantes drag queens.

Confortável em ser quem você é

Otim, estabelecimento LGBTQIA+ localizado na zona Leste de Teresina (Foto: Reprodução/Otim)

Um outro espaço que tem ganhado muitos admiradores é a Otim (@otimpub_), na zona Leste, que surgiu do sonho de dois amigos. Eles queriam um estabelecimento que representasse ambos, incluindo a comunidade LGBTQIA+ de Teresina e região.

No final de 2021, com a ajuda de familiares e amigos, nasceu o pub, que além de oportunizar shows musicais e DJs, coloca o público para soltar o vozeirão no karaokê. Às sexta-feiras, dia em que o microfone é liberado, a clientela se diverte interpretando canções de todos os gêneros, seja em português ou qualquer outro idioma. 

O público para soltar o vozeirão no karaokê (Foto: Reprodução/Otim)

Para Sane Araújo, uma das proprietárias, é gratificante ver a recepção positiva. Ela conta que os relatos de clientes reforçam que o local é caloroso e confortável para se sentirem eles mesmos.

Para Sane Araújo, uma das proprietárias, é gratificante ver a recepção positiva (Reprodução/Otim)

“A gente sentir que pode dar essa opção às pessoas; que elas gostam, se sentem bem e querem ficar no nosso espaço é algo muito importante”, comentou.

Vivências coletivas

Centro Multicultural Stouradas, localizado no Centro de Teresina (Foto: Reprodução/Stouradas)

O Centro Multicultural Stouradas (@stouradas), situado no Centro da capital, é um projeto já pensado há um bom tempo, mais precisamente desde agosto de 2017, pelo publicitário e idealizador Richard Félix.

Como ele mesmo conta, o Stouradas começou com uma proposta virtual. Ao longo dos anos, foram organizados eventos em várias regiões de Teresina.

No início de 2022, de forma independente, ele conseguiu estabelecer o projeto em um local, onde passou a receber o público nas tardes e noites de quarta a domingo.

Performance artística no palco do Stouradas (Foto: Reprodução/Stouradas)

Hoje, prestes a completar três meses de funcionamento, o centro é um local de vivências coletivas com diversas opções de entretenimento. Lá você poderá ter acesso a apresentações musicais, DJs, performances com drag queens e ballroom, exposições de arte e feira com produtos artesanais.

O Centro está prestes a completar três meses de funcionamento (Foto: Reprodução/Stouradas)

“O nosso espaço é, de fato e ao pé da letra, multicultural que trabalha essa diversidade de corpos, essa diversidade de cultura e de arte. É um espaço que consegue se manifestar através de todas as formas de artes, seja escultura, teatro, música, dança e arquitetura”, disse o idealizador, Richard.

 

📲Siga o Portal ClubeNews noInstagrame noFacebook.
Envie sua sugestão de pauta para nossoWhatsAppouTelegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar