27 de agosto de 2025

Reflexos da pandemia: Teresina vê crescer o atendimento à população em situação de rua

Thálef Santos

Publicado em 18/06/2022 17:00

Compartilhe:

Morador em situação de rua – Foto: Pixabay/Ben Kerc

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

O atendimento oferecidos à pessoa em situação de rua em Teresina aumentou 67% nos últimos cinco meses, quando comparado aos dados do mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), de janeiro a maio  de 2022, registrou 7.327 atendimentos; já em janeiro a maio de 2021 foram 4.392.

No Brasil, pelo menos 26.447 pessoas foram morar nas ruas em 2022, segundo levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. Até o momento, não existe em Teresina um senso que indique quantas pessoas estão em situação de rua. Os dados existentes são apenas de atendimento nos centros sociais, que possibilita uma previsão desse possível quantitativo.

Atualmente, pela Prefeitura de Teresina, as pessoas em situação de rua são atendida pelo Centro de Valorização para a População em Situação de Rua. Os atendimentos acontecem pelo Centro Pop;  Casa do Caminho; Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e com encaminhamentos para refeição gratuita no Restaurante Popular de Teresina.

Dados de Atendimentos – Serviços oferecidos para população em situação de rua pela Prefeitura de Teresina

(Centro Pop, SEAS, Casa do Caminho e Encaminhamentos para o Restaurante Popular)

  • Janeiro a maio 2020:  5.135
  • Janeiro a maio 2021: 4.417
  • Janeiro e maio 2022: 7.357

Na avaliação do secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante,  o aumento no número de atendimentos é reflexo das consequências econômicas e sociais da pandemia da Covid-19 na população de baixa renda.

“A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras dificuldades, como o aumento do desemprego, fechamento de empresas e altos preços dos alimentos e demais bens de consumo. Este cenário afetou, mais ainda, a população em situação de vulnerabilidade social e as pessoas que estão em situação de rua. O que pode ser comprovado o aumento no número de atendimentos”, comentou.

Fonte: Semcaspi

Casa de abrigo a moradores de rua. (Foto: arquivo)

Pastoral do Povo de Rua 

Com o aumento, os programas de acolhimento desta população são essenciais para a reinserção na sociedade. A Casa de Qualificação Profissional da Pastoral do Povo da Rua é um exemplo disso.

O local de acolhimento é um dos mais conhecidos da capital piauiense. O ambiente, que já foi uma escola da rede pública, agora oferece refeições e pernoite às pessoas em situação de rua, além de oferecer atividades profissionais aos abrigados, como a produção de chinelos. A renda ajuda na manutenção dos projeto e na remuneração aos beneficiados.

Isabel de Oliveira, uma das coordenadoras da casa, fala que os serviços poderiam ser ainda melhores se o projeto contasse com mais apoio.

“O que estamos oportunizando para eles ainda é pequeno diante do número de pessoas de rua que procuram por um espaço e uma oportunidade. Não temos como receber todos. A gente gostaria muito de fazer um atendimento de 50/100 pessoas, mas, no momento, a gente atende umas 30, enquanto o número é de mil pessoas em situação de rua”, conta.

Isabel de Oliveira, uma das coordenadoras da casa. (Foto: arquivo)

Um dos abrigados, Marcos Vinícius, comenta que hoje se sente valorizado. “Me adaptei em muitas coisas. A educação daqui é genial. […] O que eu gosto mais aqui é das atividades e dos passeios. As reuniões são fundamentais também. Fabricando chinelos. Eu me sinto bem, descontraído”, afirma.

O Padre João Paulo, também coordenador da Casa, diz que a meta final das atividades é oferecer emprego aos moradores e proporcionar a criação de novas vidas a partir dos próprios abrigados.

No município de José de Freitas, os moradores também aprendem agricultura na zona rural. O intuito é gerar emprego e renda para eles.

Padre João Paulo, também coordenador da Casa. (Foto: arquivo)

Casa do Caminho

Com iniciativa da prefeitura, a Casa do Caminho foi criada para suprir a demanda crescente das pessoas em situação de rua. Esta é o primeiro centro de valorização da população em situação de rua do Nordeste, com sede perto do Ginásio Verdão, no Centro de Teresina.  No momento, acolhe cerca de 30 pessoas, mas tem capacidade de acolher mais que o triplo.

O secretário executivo da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Eduardo Aguiar, explica que objetivo da Casa de Abrigo é acolher, formar e reinserir essas pessoas no mercado de trabalho, oferecendo uma melhor qualidade de vida para moradores em situação de rua.

Nesse local foi onde Lucas Luan conseguiu mudar de vida. Aos 26 anos, ele já morou na rua, usou drogas e quase foi assassinado, mas agora tem nossa expectativas para o futuro.

“Usei muitas drogas. Foi um processo difícil de largar, mas, graças a Deus, concluí um processo terapêutico e fui encaminhado para cá. Estou levando uma vida saudável, longe do preconceito, da exclusão e centros como esse ajudam nessa inclusão na sociedade”, conta Lucas.

Morador em situação de rua, Lucan Luan. (Foto: arquivo)

BUSCA ATIVA

O secretário Allan Cavalcante ressalta que a Prefeitura tem intensificado a Busca Ativa dos públicos em situação de vulnerabilidade, com o apoio dos Agentes de Proteção Social (APS).

A Semcaspi orienta a população teresinense ao se deparar com alguma pessoa ou família em situação de rua pode entrar em contato com a Gerência do Centro Pop, por meio do telefone: (86) 9559-5161, para as devidas providências.

O Centro De Valorização Da Pessoa De Rua fica localizado na Rua Clodoaldo Freitas, nº 1011, Centro/Norte, próximo ao Ginásio Dirceu Arcoverde, conhecido como Verdão.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias