
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) confirmou que algumas distribuidoras de combustíveis estão sendo notificadas e autuadas por terem repassado o aumento no valor dos produtos aos postos já nos dias 17 e 18 de junho, quando a Petrobras anunciou o novo reajuste. A fiscalização iniciou na segunda (20).
O chefe de fiscalização do Procon, Arimatéia Arêa Leão, explicou que as revendedoras só podem repassar o valor reajustado após receber novo carregamento dos produtos pela refinaria.
“Nós verificamos em vários postos de uma distribuidora, de uma revendedora, já repassaram (o reajuste) nos dias 17 e 18. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), são cinco dias para chegar esse combustível. Nós iniciamos essa operação nas distribuidoras e constatou que houve o repasse nos dias 17 e 18. O Procon foi até a distribuidora e autuou. O trabalho continua hoje em cima de cada distribuidora e suas revendas. Estamos constatando isso agora”, disse o chefe de fiscalização.
Segundo Arimatéia, como os valores ajustados levam cerca de cinco dias para chegar das refinarias, o aumento imediato pode ser considerado uma prática abusiva contra o consumidor. No caso, se a revendedora já passa o valor com reajuste aos donos dos postos de combustíveis, esses, consequentemente, repassam o aumento para o cliente final.
O principal foco da vigilância é o preço do diesel, que foi encontrado nos valores de R$8,00 até R$ 8,89, superando o valor da gasolina.
O chefe de fiscalização alerta que as distribuidoras e os postos serão punidos caso permaneçam com a prática abusiva. Ele reforça que a população também pode abrir reclamações por meio do e-mail: atendimentoprocon@mppi.mp.br.
As fiscalizações devem ocorrer em todo o estado. Os nomes dos postos serão informados no painel do Procon no site do Ministério Público do estado; conforme sejam notificados ou autuados.
LEIA MAIS
Postos de combustíveis do Piauí com práticas abusivas reincidentes podem ser interditados
Petrobras anuncia novo aumento nos valores dos combustíveis: gasolina terá reajuste de 5,2%
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!