4 de julho de 2025

Estudantes da UFPI de Teresina reclamam da lotação e demora na espera de ônibus

Wesley Igor

Publicado em 21/06/2022 18:20

Compartilhe:

 

Alunos da UFPI enfrentam transtornos com transporte coletivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br

Transtornos com transporte coletivolotação e espera de até 2 horas por um ônibus, são as reclamações dos alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Teresina, na volta às aulas presenciais da instituição que foram retomadas nesta segunda-feira (20).

A aula da estudante Dhara Leandro encerrou às 17h e ela, logo, se dirigiu à parada de ônibus. Somente por volta das 19h30 ela conseguiu pegar o transporte, chegando em casa depois das 20h.

“Nesse período que eu estava lá, passaram quatro ônibus lotados e o motorista nem parou na parada que eu estava pra deixar entrar mais gente. Estavam muito cheios e os ônibus que não estavam tão lotados, eles passavam direto para garagem”, relatou.

As aulas presenciais da universidade retornaram nesta segunda-feira (20) (Foto: Arquivo Pessoal/Redes Sociais)

Para Felipe Ribeiro, também estudante e membro do Diretório Central dos Estudantes, essa situação já era esperada. Ele explica que a quantidade de ônibus disponíveis é insuficiente para o número de alunos da universidade.

“Eles colocam cinco ônibus para um universo de 13 mil alunos, aqui no campus de Teresina e a gente sabe que não é suficiente porque, em momentos passados, nós tivemos 12 ônibus nessa linha”, disse.

Strans e Setut

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou, em nota, que cinco linhas fazem a rota da instituição, sendo a 401 — Universidade a principal. O órgão esclarece que está operando com cinco coletivos, configurando um aumento de 150% em comparação com o período anterior ao retorno das aulas presenciais. 

Ainda segundo a Strans, caso seja comprovada a necessidade do aumento da frota, uma nova ordem de serviço será determinada às empresas responsáveis pelos coletivos da capital. 

Já o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), destacou que a frota de ônibus ofertada a população é estabelecida conforme a quantidade de passageiros que a utilizam.

Confira a nota completa da Strans

A Diretoria de Transportes Público da Strans preocupada em atender as demandas dos usuários do transporte público, os estudantes e trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a volta as aulas presencial, desde a quarta-feira (15), que está empenhada no ajuste da frota de ônibus que atenda aos estudantes nas linhas que fazem a rota da Universidade Federal do Piauí.

A Gerência de Planejamento de Transporte informa que está monitorando através do sistema CITGIS e dos fiscais do transporte em campo o cumprimento da ordem de serviço das linhas 401 – Universidade, 563 – Universidade Circular I, 365 – Universidade Circular II, 723 – Rodoviária Circular 1, 327 – Rodoviária Circular 2 e todas as demais linhas para assim garantir a operacionalidade do transporte público.

Por fim, já foi verificado através da fiscalização que está tendo o cumprimento da ordem de serviço e um aumento na quantidade de veículos nas linhas que fazem a UFPI, principalmente a linha 401 que está operando com 5 (cinco) veículos no momento, antes era somente 2, e havendo a real necessidade no aumento da frota, será determinado uma nova ordem de serviço aos Consórcios para atender aos usuários do transporte público. Atualmente a ordem de serviço é de 250 veículos.

Confira a nota completa do Setut

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informa que a frota de ônibus é disponibilizada, de acordo com a quantidade de passageiros que utilizam o transporte na linha determinada. Com o retorno de alguma atividade na cidade, a Strans realiza os ajustes necessários na oferta de ônibus para atender a necessidade dos usuários.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

 

Leia também: