
Coisas que você diz a si mesmo quando você sente ansiedade:
– As pessoas estão me julgando
– Eu não posso lidar com isso
– Ninguém gosta de mim
– As pessoas estão falando de mim
– Não sou bom nisso
Aqui está a explicação de um psicólogo sobre porque seus pensamentos parecem fugir de você quando você está ansioso e o que você pode fazer sobre isso.
Quando sua resposta à ameaça é acionada, você está no modo de sobrevivência. Quando seu cérebro sente que você pode não estar seguro, a velocidade é mais importante do que a precisão.
Portanto, seu cérebro faz um ótimo trabalho antecipando ameaças e tirando conclusões precipitadas para mantê-lo seguro. Isso significa que seu cérebro não está tomando tempo para considerar todas as perspectivas potenciais. Ele pula tudo isso e dá um atalho para as ideias que podem ajudar a mantê-lo seguro (se for necessário).
Essa velocidade de processamento e foco na segurança leva ao viés. Não podemos parar com esse preconceito. Mas podemos tirar o poder disso, familiarizando-nos com os tipos de viés a serem observados e nomeando esses vieses de pensamento quando os notamos.
Então, podemos estar abertos a considerar perspectivas alternativas. Abaixo estão alguns vieses de pensamento que surgem com a ansiedade:
Personalização – é quando pegamos uma situação ambígua e assumimos que é sobre nós. Por exemplo: meu amigo não acenou de volta. Ela deve me odiar.
Catastrofização – quando seu cérebro oferece o pior caso cenário que ainda não aconteceu e joga para você como um filme repetido, provocando mais ansiedade.
Efeito Spotlight – isso quando superestimamos o quanto outras pessoas estão nos julgando negativamente. Algo que todos nós fazemos, mas fazemos mais quando estamos ansiosos.
Para mais detalhes sobre isso e insights da terapia sobre como lidar com a ansiedade, continue me acompanhando aqui
Siga o Portal ClubeNews noInstagrame noFacebook.
Envie sua sugestão de pauta para nossoWhatsAppouTelegram.