5 de julho de 2025

Psicofobia: especialista explica o que é e como afeta as pessoas

Francine Dutra

Publicado em 25/06/2022 18:00

Compartilhe:

Médico psiquiatra Vicente Gomes (Foto: TV Clube)

A psicofobia é um termo que se refere ao preconceito contra pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. Apesar de ser uma palavra nova nos dias atuais, o significado por trás é uma realidade triste que infelizmente ainda é muito comum.

O médico psiquiatra Vicente Gomes explica que a psicofobia começou a ser pautada após uma polêmica entrevista com o humorista Chico Anysio.

“A psicofobia é um termo recente que surgiu em virtude de situações preconceituosas. Isso surgiu em 2011, quando o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, o médico Antônio Geraldo, entrevistou o saudoso Chico Anysio, que revelou ter depressão há mais de 24 anos e disse que se não fosse o tratamento psiquiátrico, ele não teria feito 20% do que ele fez em vida”, relembra.

Segundo o especialista, traços da psicofobia podem estar disfarçados em pequenas frases do cotidiano como: “Isso é corpo mole”, “Vai procurar o que fazer”, “Isso é falta de fé”, “Isso é uma fase”.

“Na realidade a pessoa está acometida por um problema, é importante a gente ter consciência disso, pois uma pessoa que tem problema cardíaco e uma que tem problema mental são semelhantes, apenas o local é diferente, as manifestações são diferentes”.

O psiquiatra ainda alerta que apesar de não aparecer em exames, esses problemas são tão graves quando os físicos. “Pessoas que sofrem psicofobia tendem a se isolar, pode acabar não procurando tratamento, já que as pessoas falam que não existe, que é bobeira e acaba fazendo com que aquele processo da doença vá progredindo e piore, favorecendo ao adoecimento mental e infelizmente pode chegar a consequências trágicas como o próprio suicídio”, comenta.

Para evitar a psicofobia, o médico destaca que mesmo que a pessoa não saiba como lidar com a situação de alguém com transtorno ou deficiência mental, é recomendado não julgar ou atacar a pessoa “o silencio é a melhor coisa a se fazer”. O ideal é aceitar a situação, entender que a pessoa está passando por um problema e incentivar essa pessoa a ter uma ajuda profissional.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: