Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
O podcast “Saindo do Armário” nasceu no Piauí como um espaço de acolhimento para a comunidade LGBTQIAP+, defende o idealizador do projeto, o piauiense Thales Cavalcante. Ao Portal ClubeNews, Thales contou que o projeto traz conversas e reflexões com pessoas que já romperam o medo de expressar sua identidade para apoiar àqueles que ainda estão no processo de entender e amar o que são.
Thales, que é estudante do curso de Letras – Português na Universidade Federal do Piauí (UFPI), agora, com esse projeto, reforça o time dos que apoiam publicamente a diversidade para fazer dessa sociedade um ambiente menos opressivo quando o assunto é a gênero e sexualidade. Afinal, não existe uma única regra, não é mesmo? O importante é respeitar e amar o próximo.
Além da “saída do armário”, motivo de muita preocupação e ansiedade principalmente entre os jovens, os entrevistados também levam assuntos como o ramo empresarial voltado a esse público, o movimento Drag, a não-binaridade e as diferentes visões sobre os diversos grupos da comunidade.
Personalidades reconhecidas no cenário teresinense já passaram pelo projeto. O Diretor Executivo (CEO) do pub Lights Music & Bar, Osvaldo Junior, foi um dos entrevistados. Junior também é professor de Inglês e promoter do evento Ruserva, também voltado à comunidade.
Para Júnior, o “Saindo do Armário” veio suprir uma lacuna, pois faltava nesse meio dos podcasts, um projeto nordestino no segmento da comunidade LGBTQIAP+ na região.
“Precisa ter mais (podcasts) nesse segmento. Teresina precisa conhecer um pouco mais da história de pessoas LGBTQIAP+. Não só da história, mas também os pontos de vista sobre nossa vivência como pessoas desse meio. Então é um projeto importantíssimo. Fiquei super feliz quando fui convidado e descobri que fui um dos primeiros. Fiquei muito lisonjeado por isso, porque é um serviço importante demais”, disse Osvaldo Júnior.
Assuntos relevantes
Autor e produtor, Thales explica que cada entrevistado leva ao programa a história pessoal sobre a autodescoberta e os processos decorrentes dessa vivência.
Para ele, a intenção do podcast é fortalecer as pessoas que estão passando por esse momomento ouvindo as histórias de quem já vivenciou.
Thales também defende que o conteúdo deve ser ouvido por todos. “Esse conteúdo precisa ser levado para muita gente e pessoas que não são do meio também precisam ouvir esses processos para entender como é difícil a opressão nas relações entre héteros e pessoas LGBTQIAP+”, disse.
Depoimentos
Thales relembra dos anos passados e da dificuldade de falar sobre o tema com as pessoas, seja amigos ou familiares.
“Na nossa época não existia podcast ou conversa, tinha que dar a cara a tapa. Não tinha ninguém para orientar a gente. Tudo que tínhamos em mãos era ver algum personagem representando o meio sendo chacota. Então, eu criei justamente para quem está se descobrindo – e ainda não conseguiu sair do armário – ver que através de história podem ganhar forças e ficar bem“.
Convidados especiais
Na entrevista com Osvaldo Junior, ele contou o processo de criação e gerenciamento do pub Lights, localizado no Centro-Norte de Teresina, e a carreira profissional do convidado. Ele fala sobre a importância de expor a personalidade para conquistar o próprio espaço.
“Quando eu chegava em casa e dizia para minha mãe ela respondia ‘seja você mesmo'”, lembra Junior, na entrevista. O CEO também fala sobre a iniciativa do pub na contratação de pessoas da comunidade.
Mais uma personalidade de Teresina também conversou sobre outros assuntos.
A Drag Queen e cantora Nina Omilana foi a primeira convidada do podcast Saindo do Armário. Na entrevista, ela fala sobre bullying, família e a dificuldade em conquistar apoio na carreira das drags.
Já conversando com a contadora Ângela Paiva, no segundo episódio, Thales fala sobre a bissexualidade.No episódio, eles falam sobre discussões sociais e pessoas com representatividade na mídia, que são bissexuais para entender melhor a sexualidade. Ângela também fala sobre a hipersexualidade da mulher bissexual pelas pessoas héteros.
A ideia
Durante evento, um show da cantora Jessie J chamou a atenção de muitas pessoas. No meio da apresentação, ela reconheceu do palco um dos atores principais do elenco da série Heartstopper, que trata do descobrimento e relações na comunidade.
A cantora pausou o evento para agradecer ao ator a ajuda dadoa ao amigo, que passou pelo processo de saída do armário.
O fato chamou a atenção de Thales. Isso o incentivou a criar o projeto em prol de outras pessoas que também precisam dessa ajuda.
“É uma oportunidade tanto para quem vai ouvir quanto para mim de aprendizado, para entender mais esses processos e se identificar com outras pessoas. Essas conversas podem trazer mais força, autoconfiança e união”, afirma.
Um vídeo que registrou o agradecimento da cantora foi publicado na rede social do podcast.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Sonho
Para o futuro do projeto, Thales conta que a intenção é conquistar um espaço nacional com uma produção de qualidade preparada por equipes profissionais, que possam levar o podcast a todos que precisam desta conversa.
Ele afirma que o desejo é de conquistar as transmissões ao vivo em bancadas de entrevista por diversas plataformas.
O podcast Saindo do Armário tem episódio novo toda semana, na segunda-feira, nas plataformas Youtube, Spotify e Deezer. Nas redes sociais do projeto, recortes importantes das entrevistas são publicados, além de anúncio de novos episódios e convidados.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews noInstagrame noFacebook.
Envie sua sugestão de pauta para nossoWhatsAppouTelegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar