Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br
A falta de representatividade é um fenômeno que, comumente, faz parte da realidade das minorias sociais, como, por exemplo, a comunidade LGBTQIAP+. Bastante discutida nos últimos tempos, hoje, é perceptível que há avanços, mesmo que tímidos, para reparar essa falta. No Dia do Orgulho LGBT+, comemorado hoje (28), o Portal ClubeNews selecionou produções LGBTQIA+ para você maratonar, comendo pipoca e ao lado de uma boa companhia
Um desses avanços é que tem se tornado mais frequente as produções audiovisuais (filmes, documentários, séries e minisséries) que abordam temáticas relacionadas a esse grupo, com destaque nas histórias e com a própria comunidade no elenco, representando os personagens.
Em referência ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado nesta terça-feira (28), o Portal ClubeNews selecionou 11 produções audiovisuais em que o protagonismo é todo da comunidade e vale muito a pena conferir.
“É fundamental que os adolescentes e adultos dessas comunidades se vejam e sintam representados nas produções audiovisuais, como filmes, séries e documentários”, disse o comunicador social e pesquisador em questões de gênero, sexualidade e raciais na mídia digital, Luziario Silva.
“Sem dúvidas, quando um menino gay, por exemplo, cresce sendo exposto a essas produções, que humanizam e trazem diferentes vivências da comunidade LGBTQIAP+, de forma positiva, isso é essencial para que se sinta bem com sua sexualidade e características”, diz o pesquisador.
Confira a nossa lista!
Bixa Travesty (documentário)
- 2018
- Classificação: 18 anos
- Onde assistir: Globoplay e Apple TV+
- O corpo político da cantora, compositora, atriz e ativista transexual negra, Linn da Quebrada, é a força motriz do documentário que captura a sua esfera pública e privada.
Força-Queer (série animada)
- 2021 – Presente
- Classificação: 16 anos
- Onde assistir: Netflix
- O super-espião Mary forma uma nova equipe de agentes LGBTQIAP+, a chamada Força-Queer. A experiente mecânica Deb, o mestre na arte drag Twink e a hacker Stat também integram a equipe.
Heartstopper (série)
- 2022 – Presente
- Classificação: 12 anos
- Onde assistir: Netflix
-
Nesta série sobre amadurecimento, os adolescentes Charlie e Nick descobrem que são mais que apenas amigos e precisam lidar com os dilemas da vida.
Manhãs de Setembro (série)
- 2021 – Presente
- Classificação: 14 anos
- Onde assistir: Prime Video
- A série retrata a vida de Cassandra, uma mulher trans negra que deixou sua cidade natal determinada a ser livre e independente. No entanto, tudo muda com a chegada de um filho que ela teve no passado.
Please Like Me (série)
- 2013 – 2016
- Classificação: 16 anos
- Onde assistir: Netflix
- Após terminar um relacionamento amoroso de anos com uma mulher, Josh passa a explorar a sua sexualidade, chegando ao entendimento de que é, na verdade, gay. Agora, ele embarca em um novo e complicado relacionamento com um homem.
Pose (série)
- 2018 – 2021
- Classificação: 16 anos
- Onde assistir: Star+
- Ambientada em 1987, esta série acompanha a vida de Blanca, uma participante de bailes que evidenciam a cultura ballroom em Nova York. Além disso, ela acolhe algumas pessoas marginalizadas pela sociedade que, com muita força e talento, enfrentam as várias adversidades da vida para realizarem seus sonhos. Pose também é sobre família.
Rafiki (filme)
- 2018
- Classificação: 14 anos
- Onde assistir: Globoplay
- Rafiki narra a história de um romance lésbico no Quênia, onde se relacionar amorosamente com pessoas do mesmo gênero é considerado crime previsto em lei. O longa-metragem é baseado no conto Jambula Tree.
O retrato de uma jovem em chamas (filme)
- 2019
- Classificação: 14 anos
- Onde assistir: Globoplay e Apple TV+
- Uma pintora na França fica responsável por fazer o retrato de uma mulher que está prestes a se casar de forma obrigada. Ao longo de dias, as duas vão se aproximando e acabam se apaixonando.
Seu nome gravado em mim (filme)
- 2020
- Classificação: 16 anos
- Onde assistir: Netflix
- Em “Seu nome gravado em mim”, dois homens, Jia-han e Birdy, se apaixonam logo após o fim da lei marcial em Taiwan, no ano de 1987. Além da homofobia, os dois precisam enfrentar a pressão familiar com relação ao relacionamento.
Tatuagem (filme)
- 2013
- Classificação: 16 anos
- Onde assistir: Netflix e Apple TV+
- Clécio Wanderley é o líder de uma trupe que, ao conhecer Fininha, um jovem militar, fica perdidamente encantado por ele. Os dois engatam um relacionamento, que põe Fininha em uma situação bastante complicada: lidar com a repressão no meio militar durante a ditadura.
Veneno (minissérie)
- 2020
- Classificação: 18 anos
- Onde assistir: HBO Max
- Uma estudante de jornalismo, Valeria, embarca na aventura de sua vida ao conhecer e criar um vínculo com o ícone trans Cristina “La Veneno” Ortiz Rodríguez. A jovem, ao escrever sobre a vida da artista, se depara com histórias emocionantes e inspiradoras.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar