4 de julho de 2025

Teresinenses enfrentam longas filas para se vacinar contra gripe e Covid-19

Wesley Igor

Publicado em 28/06/2022 19:17

Compartilhe:

 

Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br

Quem decidiu tomar o imunizante da gripe e a Covid-19 nesta manhã de terça-feira (28), em Teresina, passou por um grande desconforto: as longas filas.

Com a ampliação da vacina contra a influenza para o público em geral, a população se dirigiu a vários pontos para garantir as doses dos dois imunizantes, isso acabou gerando aglomerações.

A TV Clube e Portal ClubeNews acompanharam a movimentação nos terminais Livramento e Parque Piauí, localizados nas zonas Sudeste e Sul, respectivamente. 

Na tentativa de otimizar a aplicação da vacina, foram organizadas duas filas, sendo uma no modelo drive-thru e a outra para pessoas que estavam a pé.

Paralisação dos profissionais de enfermagem

Outra situação também marcou as vacinações nesta manhã. Profissionais de enfermagem realizaram uma paralisação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. O reajuste salarial da Prefeitura Municipal de Teresina foi o que motivou a manifestação.

Por nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) explicou que a categoria já recebeu o aumento, afirmação negada pelos profissionais.

Segundo Erick Ricelly, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi), a categoria se sente perseguida e desrespeitados pela atual gestão.

“Não só cortou as nossas gratificações, a nossa insalubridade em plena pandemia, reduziu o valor dos nossos plantões que eram pagos pelo valor da hora, e agora nos excluiu do reajuste linear e do reajuste das gratificações que foi concedido para outras categorias”, disse Erick.

A FMS, ainda no informe, afirmou que vacinas foram disponibilizadas em todas as UBS de Teresina.

Confira a nota da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que 10 categorias já estão recebendo aumento progressivo desde 2019, depois de acordo entre elas e a prefeitura. Recebem semestralmente aumento, que varia de 42% a 54%. Portanto não vão entrar no aumento para os demais servidores que aconteceu no ano de 2022.  As categorias já contempladas com aumento desde 2019 são: farmacêuticos, bioquímicos, veterinários, analistas de sistema, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

 

LEIA MAIS

Teresina começa a vacinar a população em geral contra a gripe a partir desta terça (28)

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: