
De acordo com o Centro de Operações Emergenciais (COE) de Teresina, a 26ª Semana Epidemiológica (SE), de 26 de junho a 02 de julho, foi marcada pelo registro de 2.357 novos casos confirmados de Covid na cidade. Os dados – divulgados nesta segunda-feira (4) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) – afirmam que Teresina está no nível médio de transmissão (faixa amarela) da doença.
Diante desse aumento, a FMS iniciou a reorganização da rede hospitalar. Com isso, a partir de hoje (4), o Hospital Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, passa a ser o hospital referência para internação de pacientes com Covid. Segundo a FMS, o hospital funciona com 31 leitos. O local vai continuar com atendimento de urgência e emergência, com fluxo distintos de pacientes na unidade hospitalar.
O COE-FMS reforça que para a cidade atingir níveis mais baixos de mortes e de hospitalizações em relação ao número de casos, a vacinação é medida fundamental, de preferência com o esquema completo (com primeiro, segunda e dose de reforço, a depender do público-alvo, seguindo o calendário vacinal da cidade)
Testes RT-PCR
A demanda está baixa por testes RT-PCR em comparação com períodos críticos anteriores. No entanto, a 26ª Semana Epidemiológica, a taxa de positividade aumentou de 13% para 22%. O maior valor registrado em 2022 foi de 52% de positividade, no mês de fevereiro.
A Organização Mundial de Saúde considera que a pandemia de covid-19 está sob controle em uma região quando menos de 5% dos testes resultam positivos. Os valores pontuais de positividade dos testes rápidos de antígeno nas UBSs de Teresina foram ainda maiores.
Atualmente, são encaminhadas para RT-PCR essencialmente amostras de pacientes com quadros mais graves (UPAs, emergências, hospitais) ou fatores de risco para agravamento.
Hospital Mariano Castelo Branco
Com o aumento do número de casos, a FMS confirmou que o Hospital Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, passa a ser a unidade hospitalar de referência para internação de pacientes com Covid.
A partir desta segunda-feira (4), “o Hospital Mariano Castelo Branco fica exclusivo para internar casos de Covid-19, mas também vai manter o atendimento de Urgência e Emergência não Covid”. A circulação dos pacientes vai ter fluxos distintos para a segurança dos usuários.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!