1 de julho de 2025

Bebê com síndrome de Dandy-Walker recebe alta de maternidade em Teresina

Francine Dutra

Publicado em 06/07/2022 15:00

Compartilhe:

A síndrome de Dandy-Walker é uma malformação congênita do cérebro que envolve o cerebelo (Foto: Arquivo)

O pequeno Pedro Miguel, de apenas 11 meses, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina.

Diagnosticado com a síndrome de Dandy-Walker quando nasceu, o bebê ficou internado, precisou de cirurgia e vários procedimentos médicos durante todos os meses de vida. Agora, ele foi liberado para voltar para casa em Luís Correia com a mãe.

A síndrome de Dandy-Walker é uma malformação congênita do cérebro que envolve o cerebelo (área da parte posterior do cérebro que coordena o movimento) e os espaços cheios de líquido ao seu redor.

Em vídeo enviado À TV Clube, uma das enfermeiras que acompanha a mãe da criança,  diz que está muito feliz pelo pequeno.

“É muito emocionante depois de 11 meses e 14 dias, o Pedro está indo embora para casa, essa é a realização de um sonho profissional”, comenta a enfermeira. A mãe, Iara Costa, ressalta que “está muito feliz por levar o filho para casa”.

Agora, o Pedro Miguel vai receber atendimento médico em casa com o apoio de uma projeto hospitalar do governo para continuar o tratamento por meio do Serviço de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Veja o momento que a equipe do hospital se despede de Pedro Miguel. 

Leia também: