
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
As vítimas que ocupavam o carro modelo Classic – envolvido no acidente que matou oito pessoas na PI-140 na noite de sábado (9) entre as cidades de Floriano e Itaueira – retornam de um aniversário. O motorista, única pessoa que não era da mesma família, foi contrato apenas para fazer o transporte dos passageiros do local da festa à casa da família.
Francisco da Costa, primo do motorista Rafael dos Santos, que dirigia o Classic, conta que o primo era uma pessoa educada e trabalhadora.
“Ele se deslocou de um interior chamado Retiro do Filadelfo para o interior chamado Estocado. Ele vinha fretado por um pessoal que vinha do aniversário de uma criança. Era um rapaz educado, simples, trabalhador. Um filho daqueles que você cria de sonho. Um rapaz muito educado. Ele era um bom menino”, conta.
Das vítimas que estavam no Classic, faleceram: Rafael dos Santos (motorista do carro fretado); Doraci Pereira da Silva; Jaqueline da Silva Santana e Jorgina da Silva Santana, que são filhas de Doraci; e Milena Rodriguens, neta de Doraci.
Já os ocupantes Dorete Rodrigues Pereira e Lucas Rodrigues, filho de Dorete, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.
Dorete sofreu um trauma no crânio e passou por uma sutura simples. Ela também sofreu uma fratura de antebraço e fêmur, e, no momento, aguarda cirurgia ortopédica. Já o Lucas sofreu um fratura no antebraço esquerdo e passou por cirurgia provisória para correção de fratura exposta no membro inferior esquerdo.
EXAMES DE DNA
Francisco relatou que o estado carbonizado dos corpos dificulta a identificação no Instituto Legal de Medicina (IML) de Teresina.
A confirmação das identidades só será possível com os resultados dos exames de DNA. Familiares estão no local para a coleta de sangue e o resultado deve ser anunciado em, pelo menos, três dias para cada corpo, ou seja, todos estarão identificados em mais de uma semana.
Francisco da Costa, primo de Rafael dos Santos, afirma que apesar de alguns ferimentos e o rosto coberto de sangue foi possível reconhecer o primo, mas o teste ainda se faz necessário para a confirmação.
Bombeiro lembra cena de terror
O comandante do Corpo de Bombeiros de Floriano, Lucas Xavier, narra o cenário encontrado pelos oficiais ao chegar no local do acidente. Ele conta assim que chegaram já visualizaram o animal morto e os dois veículos em chamas. Logo foi iniciado o combate ao fogo, que partia de média para grande proporção.
Até o momento, a hipótese inicial do acidente seria que um dos carros atingiu o animal que estava solto na pista e depois colidiu com o outro veículo.
O comandante explica como se encontravam as vítimas do acidente. “Na área externa, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendia duas vítimas vivas e uma em óbito no acostamento da via. Os demais corpos estavam próximos aos veículos ou dentro deles”, conta.
“Haviam três corpos dentro da doblô. Aparentemente, um posicionado no local do motorista, um na posição de passageiro atrás do motorista e o recém-nascido, além de um corpo fora da doblô. Já no outro veículo, um corsa classic, os três corpos estavam fora dele”, finaliza.
Os bombeiros realizaram a contagem dos corpos e buscas ao redor para encontrar mais vítimas. O comandante Lucas informa que é pressuposto que a velocidade dos carros e o impacto causaram a explosão dos veículos.
Acidente
Oito pessoas morreram no acidente de trânsito que aconteceu na noite de sábado (9), na cidade de Floriano, a 245 km de Teresina (PI). O acidente envolveu dois carros e, além dos mortos, deixou cinco pessoas feridas.
A colisão aconteceu na PI-140 KM-56, nas proximidades do povoado Estocado II. Dentre as vítimas estão uma mãe e o filho recém-nascido; eles deixavam o hospital – após o parto – e estavam a caminho de casa.
Com a colisão, dois veículos pegaram fogo. Os restos mortais de algumas vítimas que tiveram os corpos carbonizados foram encaminhadas para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Teresina.
Um dos veículos (modelo Doblo) envolvidos no acidente é da Prefeitura Municipal de Itaueira, que emitiu nota de pesar.
As informações iniciais são o motorista do carro modelo Doblo perdeu o controle da direção após atingir o animal colidindo no veículo Classic.
As equipes da Polícia Militar do Piauí, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Perícia Criminal atenderam a ocorrência, com o apoio de populares que passavam pelo local.
LEIA MAIS
Testemunha ajuda a resgatar vítimas de acidente com 8 mortes: “cena não sairá da minha mente”
Carros colidem, pegam fogo e oito pessoas morrem na PI-140; outras cinco ficam feridas
Mãe e recém-nascido que deixavam hospital após o parto estão entre os mortos no acidente na PI-140
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
Testemunha ajuda a resgatar vítimas de acidente com 8 mortes