14 de julho de 2025

Combustíveis e botijões de gás: operação notifica 35 empresas por irregularidades no Piauí

Francine Dutra

Publicado em 13/07/2022 15:50

Compartilhe:

Procon fiscaliza pontos em 19 cidades (Foto: Reprodução/Procon)

As equipes da Operação Petróleo Real V, que fiscaliza a venda de combustíveis e de gás de cozinha em municípios do Piauí, divulgaram o resultado da ação, nesta quarta-feira (13). No total, foram fiscalizados 74 postos de combustíveis, com 26 reprovados por alguma irregularidade.

A operação contou com a participação das equipes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi-Inmetro), Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo e Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí.

“Tivemos 19 irregularidades, 19 autuações. Então, é a média de uma irregularidade para cada cidade. É sempre aquela questão de encontrar a famosa ‘bomba baixa’, a cada 20l, o consumidor pode estar perdendo até 100ml, 120ml, 140ml. Também foi constatado em várias cidades a falta de equipamentos para a análise”, disse o chefe de fiscalização do Procon-MPPI, Arimatea Arêa Leão.

Irregularidades encontradas:

  • mangueiras danificadas;
  • medidas com lacre violado;
  • divergências de preço;
  • medida alta (+ 120 ml);
  • bombas sem placa de identificação e dígitos danificados.

O monitoramento aconteceu nos postos de combustíveis em 19 cidades: Campo Maior, Juazeiro do Piauí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, Milton Brandao, Pedro II, Lagoa do São Francisco, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão do Piauí, Boa Hora, Piripiri, Brasileira, Capitão De Campos, Cocal De Telha, Sigefredo Pacheco, Domingos Mourão e São Joao da Fronteira.

Botijão de Gás 

Já em pontos de venda de botijão de gás foram fiscalizados 32 pontos. Desses, em nove os fiscais identificaram irregularidades, dentre elas, problemas com o critério média e ausência de tara.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: