
Além da crise que encarece os alimentos, bares e restaurantes vêm enfrentando mais um obstáculo. Segundo a pesquisa mais recente feita pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) em parceria com o Instituto Food Service Brasil (IFB) e Galunion Consultoria, um dos principais desafios para 7 em cada 10 empresários é a dificuldade de contratação de mão-de-obra qualificada para trabalhar no setor.
Foram ouvidas 817 empresas que representam cerca de 14 mil pontos de venda e, apenas quatro em cada dez empresários dizem ter a mesma quantidade de colaboradores, enquanto que apenas dois em cada dez conseguiram contratar mais.
“Aqui no Piauí, a Abrasel faz essa ponte entre os restaurantes que precisam de pessoas capacitadas e cursos oferecidos por instituições piauienses, como o Senac Piauí, por exemplo, que é parceira da Associação e ajuda na qualificação dessas pessoas para o mercado de trabalho dentro do nosso setor”, explica o presidente da Abrasel no Piauí, Eduardo Rufino.
Para o empresário, por meio dessas iniciativas, os estabelecimentos podem ter mais confiança na hora de escolher pessoas que têm interesse, disposição e capacitação para trabalhar nesses bares e restaurantes.