
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
O titular do 13º Distrito Policial, delegado Odilo Sena, anunciou nesta terça-feira (12) a nova delegacia da Polícia Civil do Piauí: a Delegacia Estadual de Defraudações.
Ao Portal ClubeNews, o delegado explica que a Operação Hydra de Lerna – na qual foi descoberta uma rede organizada e criminosa de servidores do Detran que aplicavam fraudes envolvendo a falsificação de documentos – foi o impulso que faltava para a ideia. “Com a operação, a gestão, graças a Deus, conseguiu perceber a necessidade. A Hydra de Lerna é só o começo”, afirma.
Segundo o delegado, a nova delegacia já era idealizada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol-PI), pelo delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, além de outras delegacias municipais, devido à qualificação das equipes disponíveis para combater as ações criminosas. “Será criada uma delegacia específica para defraudações, principalmente as fraudes de grande monta. As de pequena e média monta, as próprias delegacias metropolitanas são capazes e eficientes nesse ponto”.
“As coisas estão caminhando para um nível, que hoje em dia, o criminoso inteligente não vai roubar farmácia, assaltar transeunte ou outros crimes mais visíveis. Hoje, eles se utilizam de fraudes, que não precisam disparar nenhum tiro ou apontar arma para ninguém e os ganhos em cima disso são dez, cem, mil vezes mais rentáveis que o roubo de um cidadão ou de um carro”, informa o delegado.
Ele lembra que a operação Hydra de Lerna se mostrou muito complexa, por envolver Detran de vários estados pelo país. Este será o primeiro desafio da nova Delegacia Estadual de Defraudações, que deve dar prosseguimento às investigações do caso e iniciar mais operações de grande porte como esta. O delegado também informa que em um mês será formada uma nova equipe de caráter estadual, que já trabalha nessa área, com foco no desmembramento de operações criminosas.
Algumas situações como a organização criminosa no Detran, causavam confusão nas delegacias. “Como vamos fazer? É o Distrito que pega? É a Greco que pega? É o Deco que pega? Ou o DRCI? Então com essa delegacia, não. Se trata de fraude, estelionato e crimes afins? Aí sim, há uma atuação mais específica desse tipo de delegacia. Dependendo da especificidade da investigação, outras delegacias vão trabalhar em conjunto”, explica o delegado.
Confira a nota completa de anúncio do delegado Odilo Nunes:
Boa notícia,
Em conversa com o Delegado Geral de Polícia Civil ficou acertado a criação da Delegacia Estadual de Defraudações.
A nova unidade de Polícia Civil será responsável na investigação de crimes de estelionato e fraudes correlacionados com características de crime organizado ou em crimes de grande monta dentro de sua respectiva área de atuação.
Além de investigar crimes em detrimento do DETRAN-PI, a nova delegacia será responsável para combater crimes de fraudes em detrimento de pessoas físicas e jurídicas.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.