14 de julho de 2025

Quilombo Mimbó realiza primeira Ball na comunidade em Amarante

Redação

Publicado em 13/07/2022 13:50

Compartilhe:

Oficinas e giras de conversa antecedem a ball nos dias 14 e 15 de julho (Foto: Arquivo pessoal/Vicente de Paula)

O Quilombo do Mimbó e a Ballroom Piauí vão realizar a Quilomball Mimbó Odara, no dia 16 de julho, dentro da programação da “Ocupação Cultural OdiOdara” via SIEC-PI.  A primeira ballroom do quilombo vai acontecer no Clube da Beleza Negra, a partir das 19h.

O evento vai contar com a presença de referências da cena ballroom norte e nordeste (none): Fênix Zion (Alagoas), Eva Bessa Valentino (Ceará) junto com as representantes piauienses Ayra Dias e Pai Peste Negra de Munique. Idelzuita Paixão será a mestra de cultura popular homenageada e anfitriã do evento.

OFICINAS 

Oficinas e giras de conversa antecedem a ball, nos dias 14 e 15 de julho (quinta e sexta, nos turnos tarde e noite), e estão voltadas para à comunidade quilombola.

O tema é a Cultura Ballroom: celebração e cidadania da comunidade LGBTQIAPN+ Preta em conexão com as ancestrais quilombolas.

As vagas são limitadas e cada participante receberá uma bolsa de incentivo no valor de R$50. As inscrições serão feitas com os mobilizadores do evento na comunidade: Marta Paixão, Roudrigo Paixão e Ramon Paixão.

Foto:  Vicente de Paula/Arquivo pessoal

PROGRAMAÇÃO

Para o dia 14 de julho estão programadas a gira de conversa e exibição do documentário Kiki (legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggyy Pucci Garçon.

Na sexta (15) acontecerão oficinas de Vogue Femme (05 elementos), runway (desfile de moda) e Vogue (dramático).

No sábado (16), após a ball, vão se apresentar Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Dj Sam Drade e outras atrações.

REALIZAÇÃO 

Estas ações integram a programação da “Ocupação Cultural OdiOdara” financiada pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura do Piauí (SIEC-PI) e realizada pela Associação de Moradores da Comunidade Cajueiro em parceria com A Casarão Cultural em Amarante.

O projeto propõe articular a resistência e diversidade da comunidade LGBTQIA+ piauiense com as lutas e ancestralidades da cultura popular amarantina e suas comunidades tradicionais.

Esta ball valoriza o território quilombola e sua cultura de terreiro. Por isso, é inspirada nos orixás e suas cores. As categorias serão:

-Face (categoria exclusiva para rosto retinto) inspirada em Oxum e Xangô e cores amarelo e vermelho;

-Afro Hairstyle (aberto para todes) a inspiração é Yemanjá e a cor é azul claro;

-Runway(aberto para todes) – inspirada em Yansã e Oxóssi e nas cores vermelho ou azul turques;

-Best Look(aberto para todes) inspirada em Oxumarê e nas cores do arco-íris;

-Posing(aberto para todes) inspiração em Ogum e Exu com cores azul escuro e preto;

-Baby Vogue (para iniciantes do vogue) inspiração nos Erês e cores azul e rosa e

-Vogue Performance (old, new, femme) inspirada em Oxalá e Nanã nas cores branco ou roxa

 

Foto: Arquivo pessoal/Vicente de Paula

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: