Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Um homem foi preso em flagrante, na noite desta quarta-feira (13), suspeito de fraudar pagamento via PIX em um estabelecimento comercial no município de Uruçuí, no Piauí. O delegado Natan Cardoso, da Delegacia Regional de Uruçuí, conta que ele causou o prejuízo de mais de R$ 3 mil. O rapaz vai responder pelo crime de estelionato.
O preso solicitava os serviços do estabelecimento e ao realizar o pagamento através do PIX criava um comprovante falso. A ação foi notificada e as informações sobre a atuação do suspeito foram repassadas à Polícia Civil, que efetuou a prisão.
“Ele comprava pizza, refrigerantes, sanduíches, diversos produtos e encaminhava os comprovantes falsos”, contou o delegado.
O delegado ressalta a importância da verificação dos dados e a efetivação do pagamento, seja no aplicativo do banco ou pelas notificações. “É importante destacar que temos notado um crescimento alarmante no número de estelionatos perpetrados no Estado do Piauí”.
O homem está preso aguardando pela audiência de custódia.

ALERTA
Se você não foi vítima, provavelmente conhece alguém que já caiu em algum golpe financeiro. A cada dia, uma nova armadilha repercute no mercado, que vai de tentativas de estelionato pelas redes sociais, transferências bancárias após roubo de celular e compras com cartões de crédito por aproximação.
Atualmente, se você pensa que o interesse dos assaltantes é unicamente o celular, se engana, pois o foco agora são os aplicativos de bancos cadastrados no aparelho. Eles conseguem entrar no sistema e realizar transferências bancárias. Já os cartões de crédito, por exemplo, eles buscam por àqueles com pagamento por aproximação, sem necessitar da senha da vítima para sair por aí “comprando à vontade”.
Em junho, o Portal ClubeNews conversou o delegado Anchieta Nery, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí. Ele comentou que “90% dos golpes online poderiam ser evitados se as pessoas colocassem um pé atrás”.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
Cartões e celulares: delegado dá dicas para proteger dados bancários e evitar cair nos golpes
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!