21 de dezembro de 2025

Viaje pelo paladar: Teresina conquista turistas pelo tempero e aquece economia no setor gastronômico

Atualizado em 24/07/2022 11:00

Compartilhe:

O tempero piauiense atrai turistas para conhecer a gastronomia da capital, Teresina. (Foto: arquivo)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Qual é o sabor que representa o Piauí? Essa é uma pergunta muito difícil de se responder. Para uns é a tradicional galinha caipira, para outros é a carne de sol, sem falar do carneiro ao molho, a panelada, o sarapatel e a paçoca.   A culinária piauiense conta a sua história por meio de sabores em pratos tradicionais e – aliada ao turismo gastronômico – conquista muitos turistas que visitam o estado, em especial a capital Teresina.

A cidade de Teresina traz muitas opções de cardápio. Por isso, o turismo gastronômico destaca a capital e aquece a economia local. Por falar nisso, a prefeitura municipal está com o projeto Rota Gastronômica que vai mapear os restaurares com comidas típicas. 

Os pratos típicos também invadem os cardápios de pizzarias e hamburguerias. Para o consultor gastronômico Igor Rocha, Teresina tem “uma das cinco melhores gastronomias do país”.

“Temos uma cultura muito grande! Tem muita coisa bacana pra explorar ainda. Então qualquer pessoa que chegar no estado do Piauí, tenho certeza que vão ter ótimas experiências”, afirma Igor Rocha.

Consultor gastronômico, Igor Rocha. (Foto: arquivo)

Conquistando pela boca

O médico Leonardo Rodrigues fala que nem sempre as buscas em viagens estão voltadas para a praia ou trilhas e cachoeiras.

“Teresina tem crescido e se tornado uma capital mais nacionalizada. Então, quando a gente viaja e vê uma coisa diferente, também procuramos isso aqui na capital e encontramos muitas alternativas”, disse.

Para essa qualidade de paladar, o setor gastronômico cresce em investimentos na capital. No ano passado, mais de 300 empresas no ramo foram abertas no Piauí; uma média 25 novos negócios a cada mês. Os dados são da Junta Comercial do Estado. Além do investimento, as receitas locais surpreendem.

As cafeterias da cidade, por exemplo, criam experiências sensoriais com a produção de sabores que misturam o café, o chocolate e diversos alimentos tradicionais do Nordeste. De croissants a crepiocas, a culinária local reflete o que há de mais brasileiro: a diversidade!

Mesa posta de caféda manhã em uma cafeteria de Teresina. (Foto: arquivo)

Opinião do turista

Em um restaurante no cais do Rio Poti, zona Norte da capital, Wellington Araújo (do Mato Grosso do Sul) e Wilstefania de Oliveira (de Brasília) aproveitam o prato principal da casa: a peixada. O casal está há 20 dias em Teresina e comenta as lembranças do sabor da capital.

“Maravilhoso, bom demais! O atendimento daqui é muito bom também, pessoal bem receptivo”, conta Wellington. Já Wilstefania destaca: “a culinária de Teresina, aqui em si, é muito boa. Petisco muito bom, peixinho maravilhoso e o ambiente super agradável”.

O casal registrando a presença em um ponto turístico da cidade. (Foto: arquivo)

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: