Homicídios se concentram em apenas oito cidades do Piauí

Levantamento revela que foram 65% desses crimes concentrados em oito cidades e 159 que não ocorreu nenhum homicídio esse ano.

Tenente-coronel Jacks Galvão, diretor da inteligência da Polícia Militar – Foto: Arquivo

Um levantamento realizado pela Polícia Militar revelou que a maioria dos homicídios registrados no Piauí se concentram em oito cidades: Teresina, Altos, União, Floriano, Piripiri, Parnaíba, Cajueiro da Praia e Luís Correia

Segundo o tenente-coronel Jacks Galvão, diretor da inteligência da Polícia Militar, foram registrados cinco homicídios com características de execução durante este final de semana e as equipes estão atuando principalmente contra esses crimes.

“Os crimes estão totalmente relacionados a uma disputa de organizações criminosas principalmente pela venda e tráfico de entorpecentes. Se a gente fizer um cenário de Piauí, temos 65% desses crimes concentrados em oito cidades e 159 cidades no Piauí que não ocorreu nenhum homicídio esse ano” explica.

Galvão ainda reforça que todas as providências para conter esses tipos de crimes estão sendo tomadas e houve o reforço do policiamento em áreas específicas.

“A polícia conhece os locais onde estão se acirrando essas disputas e está agindo diretamente, podemos citar o caso do litoral, onde sob um determinado tempo tivemos esses conflitos e houve a criação da Forca Tarefa. Já existe um protocolo para a criação também desse projeto em Teresina que deve atender todas as regiões metropolitanas”, revela.

Apesar de afirmar que a polícia irá se voltar prioritariamente para as cidades que mais apresentam crimes, Jacks Galvão diz que está sendo reforçado o policiamento em todo o Piauí com operações nos 224 municípios.

“Percebemos que principalmente casos na cidade de Teresina e, por conta dos eventos no passado, em Parnaíba também, mas esse último a gente já reduziu. Em mais de 50 dias temos três homicídios em Parnaíba, sabemos que cada vida vale muito, mas são pessoas que estão diretamente ligadas e são reincidentes nos crimes com uma, duas, três e até quatro passagens pela polícia, que realmente não querem abandonar esse mundo de crime”, comenta.

Conforme o Secretário de Segurança, o coronel Rubens Pereira, as equipes integradas entre as polícias já estão atuando. “Não há outra forma de enfrentamento se não identificando, inclusive, as lideranças, identificando aqueles que têm mandado de prisão em aberto em outros estados. No mês de junho tivemos uma queda nessas mortes violentas intencionais, mas queremos dar a solução para esses crimes.”, analisa.

Para a realização de trabalhos contra o aumento de crimes violentos, a Polícia Militar também conta com o apoio da Polícia Civil para ajudar no mapeamento de criminosos contribuindo para identificar, prender, além de solicitar mandados de prisão.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar