
Um levantamento do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) apontou que 20 Câmaras de Vereadores dos municípios piauienses não cumpriram um dos limites de gastos em 2021 e 201 cidades, as câmaras cumpriram integralmente os limites.
O TCE informou que possivelmente, as 20 câmaras não atenderam ao art. 29-A, caput, da Constituição Federal de 1888, que dispõe sobre os percentuais referentes ao total da despesa do Poder Legislativo Municipal. Não foi detectado o descumprimento de mais de um limite em uma mesma câmara.
O órgão apurou indicativos do descumprimento de dispositivos constitucionais e legais que estabelecem limites de gastos, por meio dos dados informados nos sistemas de prestação de contas pelas Prefeituras e Câmaras Municipais, os quais serão analisados individualmente, em processos autuados a partir deste levantamento.

Vinte Câmaras descumpriram apenas um dos limites em 2021, contra 33, em 2020, uma redução de 39,4%. Dentre elas, quatro foram reincidentes (Água Branca, Colônia do Piauí, Curimatá e Pedro II). Quanto ao pagamento de verba de gabinete e indenizatória, apenas 10 Câmaras realizaram gastos nessas modalidades.
“Além da transparência dos dados e o conhecimento da situação das Câmaras Municipais do Piauí em relação ao cumprimento de índices e limites de gastos, espera-se que o presente relatório seja base para futuras fiscalizações e ações de controle externo feitas pelo Tribunal de Contas”, afirmou Elbert Alvarenga, diretor de Fiscalização da Administração Municipal.
Para ter acesso ao relatório na íntegra, clique aqui.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!