
Você sabia que a baixa umidade do ar pode ocasionar a Síndrome do Olho Seco? O médico oftalmologista Fábio Martins comenta que durante esse período, quando a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, principalmente no segundo semestre do ano, a lágrima costuma evaporar mais rápido, o que faz surgir os sintomas da doença.
Mas, qual a relação entre a lágrima e essa síndrome? O especialista explica: “a lágrima que preenche a superfície do olho é responsável pela nutrição da superfície ocular, também protege contra o ressecamento, e têm proteínas e lipídios que protegem de infecções”.
“A presença de uma camada lacrimal integra na superfície ocular é fundamental para que o olho possa desempenhar as suas funções de forma adequada”, diz o oftalmologista.
O especialista esclarece que nesse momento de umidade do ar mais baixa é importante que as pessoas:
– Mantenham-se hidratadas;
– Evitem exposições excessivas das telas de smartphone e computadores;
– Evitem ficar muito tempo em ambientes com ar-condicionado;
– E, se for necessário, usar colírio lubrificante para minimizar os sintomas.
Uso de colírio lubrificante
O médico comenta que uma das formas mais eficazes e comuns de se tratar o ‘olho seco’ é com uso de colírios lubrificantes.
“Entretanto, há muitos colírios disponíveis nas farmácias que servem para clarear o olho, mas não tem a função de lubrificar e podem, na verdade, piorar os sintomas”, alerta.
Identificar a doença
Diante dessa situação, o médico reforça a necessidade do acompanhamento de um especialista. “É importante que apenas o médico oftalmologista identifique a causa do ‘olho seco’, se é um ‘olho seco evaporativo’ ou uma deficiência na produção de lágrimas para poder tratar adequadamente”.
O médico alerta que a síndrome do olho seco pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade, embora seja mais comum nos idosos.
A Síndrome do Olho Seco é uma doença que acomete a saúde ocular, que gera desconforto e prejudica a visão. Neste mês é comemorado o Julho Turquesa, o “Mês da Conscientização do Olho Seco”.
A campanha busca informar a população sobre a doença que interfere diretamente na qualidade de vida e visão. O diagnóstico dessa doença pode ser feito em consulta de rotina, inclusive nos casos assintomáticos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!