
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou, nesta terça-feira (9), que a Diretoria de Vigilância em Saúde do órgão recebeu a confirmação de um caso de febre do Nilo Ocidental em Teresina. Esse é o 10º caso da doença registrada em humanos no Piauí.
De acordo com a FMS, o caso se trata de meningoencefalite grave em uma criança residente na zona rural da capital e que foi internada no Hospital Infantil Lucídio Portela, em outubro de 2021.
“Após vários dias hospitalizada, a criança recebeu alta com melhora parcial e segue em acompanhamento ambulatorial. O material genético do vírus foi detectado no líquido cefalorraquidiano da criança por meio da técnica RT-PCR, realizada no Instituto Evandro Chagas – laboratório de referência do Ministério da Saúde”, informou o órgão.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Lina Aragão, o caso da criança foi notificado na época e investigado por meio do Programa de Vigilância das Doenças Neuroinvasivas por Arbovírus, por meio do qual são realizados exames para herpes vírus, enterovírus e vários arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) – incluindo dengue, zika, chikungunya e febre do Nilo Ocidental.
“A Gerência de Zoonoses procedeu a captura de mosquitos no domicílio e no peridomicílio da criança adoecida, para a devida identificação das espécies envolvidas e tentativa de detecção e isolamento viral”, mencionou a nota divulgada pela diretora.
A nota menciona que oito municípios piauienses registraram casos da doença: Água Branca (2), Amarante (1), Aroeira do Itaim (1), Parnaíba (1), Picos (1), Piripiri (1), Teresina (2) e Valença do Piauí (1). Um óbito foi registrado no estado, na cidade de Piripiri.
“Toda a rede hospitalar (pública e privada) da capital está capacitada e habilitada para proceder a investigação epidemiológica de casos de meningite, encefalite, mielite e polirradiculoneurite (síndrome de Guillain-Barré) de causa desconhecida”, completou Lina.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.